Notícias

Seminário discute emergência climática no Rio Grande do Sul

Evento será realizado na sede da ESMPU, em Brasília, nos dias 26 e 27 de agosto, e contará com renomados especialistas sobre o tema
publicado: 10/07/2024 13h30 última modificação: 10/07/2024 13h35
Ilustração

Ilustração

Em abril, o Brasil viveu uma das maiores tragédias climáticas em número de atingidos: o Rio Grande do Sul foi afetado por temporais que deixaram o estado debaixo d’água e um rastro de destruição, prejuízo, mortos e desabrigados. Diante desse cenário, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e o Instituto Clima e Sociedade (ICS) promovem, em 26 e 27 de agosto, o seminário "Emergência climática: repercussões jurídicas, políticas e sociais dos eventos extremos no Rio Grande do Sul".

O evento será presencial, com transmissão pelo YouTube. Foram disponibilizadas 140 vagas para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais, do CNMP, além de estudantes universitários, profissionais da área ambiental e jornalistas. As inscrições podem ser feitas para a modalidade presencial (inscreva-se) ou online (inscreva-se).  

O seminário busca reunir membros do Ministério Público, especialistas em mudanças climáticas e autoridades dos órgãos federais para discutir como evitar novas tragédias e assegurar que Poder Público e sociedade adotem providências para enfrentar o problema, sobretudo para frear as emissões de carbono conforme as metas assumidas no Acordo de Paris. O documento prevê reduzir 43% das emissões de gases de efeito estufa em 2030, em relação aos níveis de 2005, alcançar 45% de energias renováveis (incluindo hidrelétrica), zerar o desmatamento ilegal em 15 anos e restaurar 12 milhões de hectares de florestas.

A orientadora pedagógica é a vice-presidente da ANPR, Luciana Loureiro Oliveira. Conheça os conferencistas: a secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Amelia Toni; a promotora de Justiça do MP do Rio Grande do Sul Annelise Steigleder; o cientista Carlos Nobre; o advogado Délton de Carvalho; a professora da UnB Mercedes Bustamante; o professor da USP Paulo Eduardo Artaxo Netto; a juíza federal Rafaela Rosa; e a cientista Thelma Krug. Como debatedores, estão confirmados o gerente de Política Climática, Instituições e Direito do ICS, Caio de Souza Borges; a advogada Caroline Prolo; e o procurador da República Luís Eduardo Marrocos de Araújo. 

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para mais informações.

Atividade: Seminário "Emergência climática: repercussões jurídicas, políticas e sociais dos eventos extremos no Rio Grande do Sul"
Inscrição: participação presencial (clique aqui) e a distância até a data do evento (clique aqui)
Período de realização: 26 de agosto, das 14h às 18h30 e 27 de agosto, das 8h30 às 12h30
Modalidade: presencial, com transmissão pelo YouTube
Vagas: 140

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300