Crianças e meio ambiente

publicado 08/10/2018 12h30, última modificação 08/10/2018 13h11

Na semana em que se comemorou os 30 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do Distrito Federal, realizou a atividade “O Nosso Espaço”, com a participação de 350 estudantes da rede pública de ensino.

Na manhã do dia 3 de outubro, a procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, esteve presente. Na oportunidade, ela conversou com os alunos e visitou a exposição de biomas brasileiros.Entre os dias 1º e 5 de outubro, a ESMPU recebeu dez turmas de alunos (uma pela manhã e outra pela tarde).  Em uma área ao ar livre, que permitia o contato com a natureza, as crianças (de seis a doze anos) puderam aprender sobre meio ambiente, constituição, respeito, diversidade, preservação, direitos humanos, cidadania e cultura da paz.

A procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, visitou as crianças, na manhã do dia 3 de outubro, e conversou com os alunos. Ela também visitou a exposição de biomas brasileiros.

Aprendizado socioecológicoDurante as atividades, as crianças participaram de ações pedagógicas e lúdicas, de trabalho corporal e de produção de “bombas de semente” (pequena bola feita de argila e adubo, recheada com sementes variadas.) Elas ainda puderam ver uma exposição sobre os biomas brasileiros e participar de uma dinâmica sobre ecossistema, para incentivá-los a cuidar do meio ambiente.

A dinâmica com as “bombas de semente” foi conduzida pelo projeto “Super Sementes”. A técnica, utilizada como estratégia para o reflorestamento, foi criada por um agrônomo japonês. Quando as “bombas de semente” são lançadas em terrenos abertos e baldios, ao receberem chuva e se hidratarem, sementes podem germinar e, naquele lugar, nascer uma nova árvore.

30 anos da Constituição - Essa foi a sétima atividade do do projeto “30 anos da Constituição Cidadã e 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que, por meio de atividades de extensão, busca contribuir para a discussão acerca da realidade brasileira contemporânea.