Publicada primeira edição da Revista da ESMPU

Novo periódico especializado prima pela inovação e relevância para o desenvolvimento e o aprimoramento das funções do MP brasileiro
publicado: 15/06/2023 13h00 última modificação: 16/06/2023 13h31
Foto: Divulgação/ESMPU

Durante as comemorações de 23 anos, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou, na última quarta-feira (14/6), a primeira edição do novo periódico especializado de natureza técnico-científica da instituição, a Revista da ESMPU. A publicação tem periodicidade semestral e veiculação eletrônica e impressa. Destina-se a divulgar as contribuições que apresentem matérias de interesse jurídico amplo, que primem pela inovação e relevância para o desenvolvimento e o aprimoramento das funções do MP brasileiro, e que promovam intercâmbio entre os órgãos jurídicos e a produção científica nacional e internacional. Acesse aqui.

A publicação é composta de duas seções: uma de entrevista, com o presidente do Conselho Editorial, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, e outra de artigos. Os seis artigos publicados, em estrito cumprimento ao rigor exigido de publicações científicas, estão aptos a credenciar o periódico como referência nas temáticas a respeito das quais trata.

“A Revista da ESMPU adota, desde sua gênese, todos os parâmetros técnicos exigidos das mais renomadas revistas científicas, com vistas à futura avaliação e qualificação, segundo os critérios de classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Como projeto estratégico da ESMPU, o periódico sedimenta os valores e a missão de promover o progresso da ciência, do desenvolvimento do pensamento jurídico do País e da inovação nos temas afetos ao Ministério Público da União”, celebrou o diretor-geral da ESMPU, Alcides Martins.

O diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, destaca que a linha editorial reflete o compromisso da instituição com a valorização da produção e da difusão do conhecimento e do pensamento crítico que possam refletir no progresso de toda a sociedade. “Nessa senda, a publicação da primeira edição da Revista da Escola Superior do Ministério Público da União – RESMPU torna disponíveis ao público matérias de interesse jurídico amplo e que se caracterizam pela inovação e relevância para o desenvolvimento do Ministério Público brasileiro e da comunidade científica”, acrescentou.

Revista da ESMPU – A Revista da ESMPU privilegia artigos com elevado potencial de projeção e alcance da produção científica brasileira. O edital de chamamento de artigos científicos é ininterrupto, e os textos podem ser enviados à instituição pelo sistema Open Jornal System (OJS). Para enviar artigos para o periódico, clique aqui.