Refugiados e migrantes
Com o objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrantes e capacitar os atores envolvidos no acolhimento, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes desenvolveu o projeto Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil.
Por meio de simpósios e oficinas gratuitas, o projeto, lançado no dia 18 de junho de 2018, desenvolve suas atividades nas cidades que atualmente participam do processo de interiorização de migrantes e refugiados venezuelanos. Já foram realizadas atividades em Belém (PA), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). A previsão é de que sejam realizadas mais dez edições em 2019.
A Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Defensoria Pública da União (DPU).
Mais informações pelo hotsite da rede http://escola.mpu.mp.br/h/rede.
Confira a transmissão do lançamento do projeto: