Diretor-Geral anuncia criação de centro de apoio da ESMPU em São Paulo

Parceria foi firmada com a Procuradoria da República em São Paulo, com o apoio da Procuradoria-Geral da República
publicado: 25/10/2018 14h41 última modificação: 19/02/2019 10h45
Procurador-chefe da PR/SP, Thiago Lacerda Nobre, e diretor-geral da ESMPU, João Akira. Foto: Ascom/ESMPU

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), João Akira Omoto, anunciou na manhã desta quinta-feira (25/10) a intenção de se criar um centro de apoio da instituição em São Paulo. A parceria será firmada com a Procuradoria da República em São Paulo (PR/SP) com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo João Akira, os termos do acordo foram ajustados em reunião realizada nesta semana, na capital paulista, com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o procurador-chefe da PR/SP, Thiago Lacerda Nobre. Na ocasião, Raquel Dogde frisou que a iniciativa, além de reduzir custos ao evitar deslocamentos, atende a premissas como equidade de gênero por facilitar o acesso de mais mulheres nos cursos oferecidos pela Escola. “Precisamos estar atentos à questão financeira. Se a gente economiza com a capacitação sobra dinheiro para outras coisas”, resumiu.

Akira informou que, na próxima semana, levará a proposta para a apreciação do Conselho Administrativo da Escola. “Nossa previsão, é começar a realizar atividades presenciais aqui em São Paulo já a partir do início de 2019”, acrescentou.

Demandas de treinamento – De acordo com o diretor-geral, a unidade de apoio fora de Brasília vai permitir a ampliação do acesso às capacitações presenciais, principalmente por servidores dos quatro ramos do MPU. “Atualmente, o MPU tem cerca de 20 mil pessoas, entre membros e servidores. O acesso de todos a Brasília, onde fica nossa sede, é muito caro. Com o processo, vamos otimizar os recursos e conseguir suprir uma demanda de treinamento que é grande”, ressaltou. Ele acrescentou que a expectativa é que outras cidades também passem a contar com unidades da ESMPU.

O procurador-chefe Thiago Lacerda também destacou a importância da ação para todo o MPU. “Finalmente conseguimos dar esse passo de investir na expansão da Escola e assim atender às necessidades de capacitação das pessoas do eixo Sudeste-Sul. Vamos iniciar essa parceria e facilitar o acesso de muita gente aos treinamentos. A previsão é realizar 20 cursos ao longo do próximo ano”, informou.