Inscrições abertas para curso sobre boato e fake news

Atividade virtual na modalidade síncrona ocorre nos dias 1º e 2 de julho, das 14h às 18h. Podem se inscrever membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais
publicado: 18/06/2021 13h13 última modificação: 18/06/2021 13h42
Ilustração

Estão abertas as inscrições, até as 12h de 25 de junho, para o curso de aperfeiçoamento, na modalidade EaD síncrona, “Boato e fake news: como monitorar, responder e se proteger”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A atividade será realizada nos dias 1º e 2 de julho, das 14h às 18h. Inscreva-se.

Podem participar da capacitação membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e Conselho Nacional do MP (CNMP). O objetivo da atividade é apresentar uma melhor compreensão sobre fake news, seus conceitos, aplicações, estratégias de criação e difusão, bem como ferramentas de investigação e validação de notícias falsas; além de mostrar as principais repercussões sobre investigações ligadas à autoridade policial, apurações ministeriais e desdobramentos nas denúncias encaminhadas ao Poder Judiciário.

O orientador pedagógico da atividade é Fausto Arantes Porto, chefe da Assessoria de Pesquisa, Perícia e Análise da PGR (SPPEA/MPF), órgão responsável pelo processamento e análise de dados obtidos por meio de decisão judicial para subsidiar ações jurídicas. O capacitador é o delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí Alessandro Gonçalves Barreto. O certificado será emitido para o participante que obtiver frequência mínima de 85% nas atividades do treinamento.

Foram disponibilizadas 235 vagas. Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de sorteio eletrônico. Terão preferência aqueles que atuam em matéria relacionada ao tema e que no ano letivo não tenham participado de outra atividade acadêmica oferecida pela ESMPU. Para participar é preciso ter disponibilidade nos dias e horários da atividade, acesso a computador, a internet banda larga e conhecimentos básicos de internet.

Mais informações podem ser obtidas por meio do edital, do projeto pedagógico ou do e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento “Boato e fake news: como monitorar, responder e se proteger”
Inscrição: até as 12h de 25 de junho (inscreva-se)
Período de realização: 1º e 2 de julho, das 14h às 18h
Modalidade: EaD síncrona