ESMPU celebra 23 anos com programação especial

Em comemoração, nos dias 14 e 15 de junho, instituição promove a 2ª Semana de Inovação, além do lançamento de produtos editoriais e de audiovisual dos projetos realizados no último ano
publicado: 12/06/2023 17h19 última modificação: 12/06/2023 18h12
Ilustração

Fomentar a profissionalização técnica dos integrantes do Ministério Público e a produção do conhecimento. Esse tem sido o papel da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), que completa 23 anos em 14 de junho. Ao longo desse período, a instituição cresceu e tem buscado disseminar informação de qualidade à comunidade acadêmica e construir um espaço plural de discussão aberta e multidisciplinar com a sociedade.

2ª Semana da Inovação - Para celebrar o aniversário da ESMPU e os três anos do Laboratório de Transformação da ESMPU (InovaEscola), a instituição prepara para os dias 14 e 15 de junho uma programação especial. A 2ª Semana de Inovação vai reunir profissionais renomados, com conteúdo de alto nível, a fim de contribuir, de forma consistente, para disseminar a cultura de inovação no Ministério Público; apresentar tendências e possibilidades; e promover conexão, diálogo e troca de experiências entre atores inovadores. Duas rodas de conversa, uma em cada dia, vão discutir o impacto da IA e das novas tecnologias na educação e a inovação e a aprendizagem.

TEDxESMPU – Em 2022, a ESMPU sediou um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo, o TEDx, com o tema “De volta para o futuro”. Para coroar esse momento histórico da instituição, serão lançados o documentário e o livro da conferência. E neste ano tem mais. A Escola se prepara para sediar o TEDxESMPU Countdown, em 30 de agosto, com o mote "Lançar luzes sobre o nosso amanhã", cujo foco é a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas.

Para encerrar a programação do primeiro dia, serão lançadas a Revista ESMPU e a galeria de diretores da instituição. O periódico científico é semestral e tem natureza técnico-científica, com veiculação eletrônica e impressa. A publicação destina-se a divulgar as contribuições que apresentem matérias de interesse jurídico amplo, que primem pela inovação e relevância para o desenvolvimento, pelo aprimoramento das funções do MP brasileiro, bem como promovam intercâmbio entre os órgãos jurídicos nacionais e estrangeiros e a produção científica nacional e internacional. A galeria de diretores-gerais será instalada no auditório térreo da ESMPU.

Espaço Cultural – No segundo dia, após a roda de conversa, será lançado o minidocumentário do Espaço Cultural, inaugurado em novembro de 2022 durante o primeiro TEDxESMPU. A iniciativa busca promover e valorizar as atividades artísticas, históricas e culturais na instituição, a fim de aproximá-la da sociedade, além de reconhecê-las como fundamentais para a criatividade humana, que é a força motriz da inovação. Inclusive, há um concurso aberto de seleção de projetos culturais para exposição no local. As inscrições vão até 26 de junho. Saiba mais.

A última programação é o lançamento do livreto com as principais entregas do InovaEscola. Nos últimos três anos, a ESMPU tem apostado na inovação como forma de transformar a atuação ministerial nas complexidades do presente e do futuro. Criado para incentivar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no Ministério Público, o InovaEscola tem promovido atividades acadêmicas na área de inovação e implementado projetos de peso na instituição.

Confira aqui a programação completa.