Notícias

2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF homologa documento com diretrizes para o combate à falsificação de moeda

A “Carta de São Paulo”, fruto de atividade promovida pela ESMPU no mês de novembro, consolida os compromissos assumidos pelo Ministério Público Federal, pelo Banco Central e pela Polícia Federal, instituições que atuam na prevenção e na repressão do crime de moeda falsa.
publicado: 16/12/2011 16h37 última modificação: 31/03/2017 17h20

A 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (2ª CCR) do Ministério Público Federal (MPF) homologou no fim de novembro a Carta de São Paulo, fruto do Seminário Internacional “O combate ao crime de moeda falsa, perspectiva com o fortalecimento do Real e novas técnicas de investigação”. Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) nos dias 10 e 11 de novembro, a atividade reuniu na capital paulista autoridades e especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir o combate ao crime de moeda falsa em todos os seus aspectos, da produção do dinheiro à responsabilidade penal sobre esse delito, além da identificação de novas técnicas de investigação.

Resultado das discussões sobre o tema, a Carta de São Paulo consolida as diretrizes e os compromissos assumidos pelo MPF, pelo Banco Central e pela Polícia Federal, instituições que atuam na prevenção e na repressão do crime de moeda falsa. Com foco em cinco medidas para tornar mais eficaz o combate à falsificação de moedas no Brasil, o documento destaca a confiança e a credibilidade que a moeda brasileira conquistou dentro e fora do país – o que, ao mesmo tempo, torna-a alvo da atuação de falsificadores e do crime organizado, representando grande potencial lesivo aos interesses nacionais na preservação de sua moeda.

Veja aqui a íntegra da Carta de São Paulo.


Leia mais

Combate à falsificação de moedas é tema de seminário internacional em São Paulo

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300