Abertas inscrições para treinamento em libras

Objetivo do curso é capacitar os servidores do MPU com conhecimentos básicos acerca da Língua Brasileira de Sinais. Inscrição até 12 de julho
publicado: 04/07/2017 12h49 última modificação: 05/07/2017 14h32
Ilustração Freepik

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso a distância “Libras” para servidores do MPU. Objetivo é capacitar os servidores do MPU com conhecimentos básicos acerca da Língua Brasileira de Sinais, de forma a propiciar atendimento adequado aos cidadãos com deficiência auditiva.

A atividade acontece de 16 de agosto a 28 de setembro no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. Os interessados podem se inscrever pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, linkInscrições e Resultados”, até as 12h do dia 12 de julho. Estão sendo oferecidas 44 vagas para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. A seleção é por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O curso vai abordar, dentre outros tópicos: histórico sobre educação de surdos no Brasil e no mundo; identidade, níveis de surdez, tratamento e fatores de risco; legislações específicas sobre libras, especialmente a Lei n. 10436 e o Decreto n.5626 e noções básicas de libras (iniciando uma conversa com surdo, configurações de mão, movimento, localização e orientação da mão; expressões faciais e corporais; alfabeto, números; saudações, localização e estados brasileiros; família, sentimentos; calendário; cores; meios de transporte e comunicação; principais profissões; alimentos, bebidas, frutas e principais verbos).

Para participar é preciso ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. O certificado será entregue àqueles que tiverem frequência mínima de 85% nas atividades.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital na íntegra
Plano de aula