Notícias

Divulgação de apoio: promoção do princípio da liberdade sindical marca o mês de maio

Campanha “Maio Lilás” é realizada pelo Ministério Público do Trabalho
publicado: 22/05/2019 17h19 última modificação: 22/05/2019 17h19

No mês de maio, o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza a campanha “Maio Lilás” para promover o princípio constitucional da liberdade sindical. A campanha pretende discutir com a sociedade e, em especial, com as entidades sindicais e seus representados, trabalhadores e empresas, a importância da união e participação dos trabalhadores em atos coletivos em defesa de direitos. 

Para promover o assunto junto ao grande público, a Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (Conalis) do MPT elaborou a edição n. 34, da revista “MPT em quadrinhos”, sobre o tema sindicatos. Clique para acessar

Maio foi escolhido para celebrar o tema em virtude de nele se comemorar internacionalmente o Dia do Trabalho. Já a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300