ESMPU abre inscrições para curso de redução do estresse baseado em plena atenção

Atividade acontece em Brasília de 19 a 23 de novembro. Inscrições até 08 de novembro
publicado: 02/10/2018 12h29 última modificação: 05/10/2018 17h02

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições o curso presencial “Redução do estresse baseado em plena atenção - Turma II”, voltado para membros e servidores do MPU lotados em Brasília. A atividade acontece de 19 a 23 de novembro, de 9h às 12h, em Brasília.

O objetivo da atividade é identificar e praticar técnicas eficazes no combate do estresse nas atividades e interações humanas cotidianas. Nas 16 horas-aula previstas serão apresentadas práticas relacionadas à redução do estresse, como escaneio corporal, plena atenção à alimentação, escuta ativa, meditação sentada e meditação caminhando. Também fazem parte do conteúdo programático, entre outros: prática guiada de atenção à respiração; exploração da percepção acerca do fenômeno da manifestação do estresse no corpo (reconhecimento dos estressores individuais e sua manifestação somática de acordo com os padrões pessoais); os estressores e o processo da reatividade; rompimento da cadeia reflexa dos padrões reativos; ampliação do repertório comportamental pessoal e obtenção de respostas mais adequadas a cada situação.

Estão sendo oferecidas 24 vagas para o MPDFT, seis vagas para o MPF, seis vagas para o MPT e seis vagas para o MPM. O total de vagas de cada ramo é dividido igualitariamente entre servidores e membros. A seleção será por sorteio eletrônico.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 08 de novembro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Atuarão como capacitadora a psicóloga clínica e membra da Sociedade Vipasana de Medição de Brasília, Carla Fragomeni e como capacitador o engenheiro aeronáutico e fundados da Sociedade Vipasana de Meditação, Régis Guimarães.

Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Plano de aula