ESMPU abre processo seletivo para curso de aperfeiçoamento na Itália

A International Experience e a Università degli Studi di Roma Tor Vergata oferecem três vagas a membros do MPT, que poderão se inscrever até as 12h do dia 27 de outubro. Atividade contará com aulas e visitas institucionais, realizadas em Roma no período de 3 a 12 de junho de 2015.
publicado: 15/10/2014 16h15 última modificação: 31/03/2017 17h20

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu processo seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento “Direito do Trabalho entre evolução histórica e comparação”, promovido pela International Experience, instituição que busca promover as relações culturais entre Itália e Brasil, em parceria com a Università degli Studi di Roma Tor Vergata. A atividade será ministrada no período de 3 a 12 de junho de 2015 em Roma e contará com aulas presenciais e visitas institucionais às Cortes di Cassazione e Costituzionale italianas.

As instituições oferecem três vagas para membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderão se inscrever até as 12h do dia 27 de outubro, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

O valor total do curso por aluno é de 2.300 euros (quarto individual) e 2.200 euros (quarto duplo). A ESMPU subsidiará 640 euros por participante. O pagamento do valor residual (de acordo com o tipo de acomodação) poderá ser feito por transferência bancária ou cartão de crédito, conforme descrito no edital de abertura de inscrições (clique aqui).

Conteúdo – O curso será ministrado em português e italiano. Durante as aulas, haverá tradução consecutiva para o português (se necessário). As visitas institucionais também contarão com tradução.

As 40 horas de treinamento envolverão estudos introdutórios de direito sindical italiano e europeu e aulas sobre temas como contratação coletiva, greve no sistema jurídico italiano, princípios constitucionais de direito do trabalho e sindical, tutela jurisdicional dos trabalhadores, terceirização, sistemas jurídicos comparados, tendências e reformas atuais da legislação trabalhista.

O certificado de participação será emitido pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Informações adicionais podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.