ESMPU e Universidade de Sevilha discutem proposta de curso de mestrado

O curso será na área de direito constitucional. A idéia é criar um programa adaptado às necessidades dos membros dos quatro ramos do MPU.
publicado: 20/04/2007 15h57 última modificação: 31/03/2017 17h29

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, recebeu hoje, 20 de abril, representantes da Universidade de Sevilha para discutir uma proposta de mestrado voltado para membros. Participaram do encontro três professores espanhóis, o conselheiro do MPT, conselheiro e  procurador regional do trabalho Ricardo José Macedo de Britto Pereira, entre outros membros do MPT.

De acordo com o projeto de curso apresentado pela Universidade, o mestrado será na área de direito constitucional. O programa incluirá disciplinas gerais e matérias específicas, desenvolvidas especialmente para discutir os temas de interesse dos membros do MP brasileiro. Os participantes do curso terão título de mestre reconhecido em todos os países da Comunidade Européia e poderão aproveitar os créditos para o doutorado. “O mais interessante é a possibilidade de oferecer um curso adaptado às necessidades dos membros”, diz Rodrigo Janot.

A idéia é que o mestrado tenha duração de dois anos, com aulas presenciais (tanto na Espanha quanto no Brasil) e não presenciais, usando a metodologia de ensino a distância. A partir de agora, a ESMPU vai estudar o programa e propor as disciplinas específicas. A expectativa é que o mestrado seja oferecido ainda este ano.

O projeto do curso de mestrado é o primeiro resultado do termo de cooperação técnica firmado entre a ESMPU e a Universidade de Sevilha em fevereiro. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e de programas de pós-graduação, o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e material bibliográfico, além da realização de cursos, seminários e outras atividades, com a participação de professores das duas instituições (veja aqui a íntegra do termo).

Fundada em 1505, a Universidade de Sevilha conta com mais de 65 cursos, quase 70 mil estudantes, quatro mil professores e 2,2 mil funcionários nas áreas de administração e serviço. As informações completas sobre a instituição estão disponíveis no endereço www.us.es