Notícias

ESMPU inaugura estúdio para atender necessidades acadêmicas e institucionais

Localizado na sede da ESMPU, em Brasília, o espaço possui área total de 86 m² e conta com equipamentos de última geração
publicado: 26/03/2021 17h07 última modificação: 26/03/2021 19h29
Exibir carrossel de imagens A solenidade de inauguração ocorreu com a primeira edição do projeto “Ponto & ContraPonto"

A solenidade de inauguração ocorreu com a primeira edição do projeto “Ponto & ContraPonto"

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) inaugurou, nesta sexta-feira (26/3), o estúdio da TV ESMPU. A solenidade de inauguração ocorreu na abertura da primeira edição do projeto “Ponto & ContraPonto”, que debateu “As funções do Direito Penal: Garantismo x Abolicionismo”. A atividade foi realizada de forma híbrida: um dos debatedores e o mediador presentes no estúdio e o outro debatedor participando via plataforma de videoconferência.

Para o diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, a conquista não é somente da Escola, mas de toda a comunidade acadêmica. “Essa realização não é exclusiva da Escola Superior do Ministério Público da União; é uma realização voltada aos servidores e a toda sociedade, que é destinatária dos serviços da Escola”, reforçou. Silva Neto salientou, ainda, que a concretização do projeto somente foi possível devido ao apoio do procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, do diretor-geral, Paulo Gustavo Gonet Branco, e do secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Ribeiro. A equipe da Secretaria de Comunicação Social da Escola também foi parabenizada pelo diretor-geral adjunto.

Localizado na sede da ESMPU, em Brasília, o espaço possui área total de 86 m², conta com equipamentos de audiovisual de última geração e infraestrutura adequada para atender às necessidades acadêmicas e institucionais, reforçando o compromisso da instituição em promover a universalização do conhecimento. Os aparatos adquiridos são móveis, o que possibilita a utilização deles em qualquer dos espaços acadêmicos da instituição, como salas de aula e auditórios. Conheça as instalações.

Projeto TV ESMPU - O estúdio integrou o Projeto da TV ESMPU, que teve como principais objetivos: a formação da equipe de audiovisual, a adaptação do espaço destinado ao estúdio e a aquisição dos equipamentos necessários à operacionalização da área de audiovisual.

Com a reestruturação organizacional da ESMPU, ocorrida em junho de 2020, por meio dos novos Estatuto e Regimento Interno, foram criadas a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), e, no âmbito dela, a Coordenadoria de Produção Audiovisual, a fim de disseminar conteúdo de qualidade e acessível a todos.

A medida possibilitou que, no segundo semestre do ano passado, fossem realizados processos licitatórios para adequação do espaço (revestimento acústico e construção de parede para chroma key) e aquisição de equipamentos para montagem e operacionalização da produção audiovisual, como câmeras, microfones, iluminação, monitor de retorno, mesa digitalizadora, notebook para edição, mesa de corte, entre outros instrumentos. 

Com a conclusão do projeto, a TV ESMPU está pronta para realizar os serviços de transmissão de webinar via YouTube; produção (captação de som e imagem) e pós-produção (edição, tratamento, correção, animação e finalização) de videoaulas, vídeos informativos e institucionais; e produção e pós-produção de podcast.

“Ponto & ContraPonto” - Promovido pela ESMPU, o projeto “Ponto & ContraPonto” tem como objetivo fomentar a diversidade e a pluralidade de ideias por meio de debates que estimulam a convivência harmoniosa, o respeito a valores alheios e a tolerância entre visões, perspectivas e teorias do Direito. Com encontros periódicos, a iniciativa pretende estimular a discussão entre especialistas sobre diversas temáticas e interpretações jurídicas.

A primeira edição debateu “As funções do Direito Penal: Garantismo x Abolicionismo”, com a participação dos procuradores regionais da República Douglas Fischer e Paulo de Souza Queiroz, e foi transmitida pelo canal da Escola no YouTube (clique e assista). A mediação ficou a cargo do subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto. Clique aqui para acessar as fotos do estúdio durante a realização do evento.

Confira o vídeo de apresentação do estúdio:   

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300