Notícias

ESMPU promove encontro com especialistas para debater capacitações relacionadas ao regime democrático

Reunião dá início ao projeto “Diálogos Democráticos”, que realizará atividades de extensão para discutir desafios atuais da democracia do país
publicado: 30/04/2019 18h43 última modificação: 30/04/2019 18h43
Exibir carrossel de imagens Foram convidados profissionais com reconhecida atuação em diferentes áreas do conhecimento

Foram convidados profissionais com reconhecida atuação em diferentes áreas do conhecimento

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu, nessa segunda-feira (29/04), profissionais com reconhecida atuação em diferentes áreas do conhecimento para discutir como a instituição pode aperfeiçoar suas capacitações sobre temas relacionados ao regime democrático. Coordenada pelo diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, e acompanhada pelos integrantes da Câmara de Ensino, a atividade reuniu insumos que subsidiarão o projeto de extensão “Diálogos Democráticos”.  

Divididos em dois grupos, cientistas políticos, jornalistas, juristas, pesquisadores(as), sociólogos(as), filósofos(as) e especialistas em mídias sociais participaram de um brainstorming onde puderam discorrer, sob a ótica de seus conhecimentos e experiências profissionais e acadêmicas, sobre as transformações e os desafios do regime democrático. O objetivo é que as atividades promovidas pela ESMPU possam discutir sobre o atual significado da democracia no Brasil e no Mundo e qual deve ser o papel do Ministério Público nesse processo.  

João Akira defendeu que a discussão plural sobre democracia, com a participação de atores de diferentes segmentos da sociedade, é fundamental para fortalecer e aprimorar a atuação ministerial na defesa do regime democrático. “É preciso que o Ministério Público se abra à sociedade. Precisamos nos oxigenar e aprender a ouvir, e a Escola Superior é um espaço propício a isso”, concluiu.  

Participaram do encontro a pesquisadora Clara Ramírez-Barat, o jurista e subprocurador-geral do Trabalho Cristiano Otávio Paixão, a jurista e subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, o jornalista Felipe Recondo Freire, o sociólogo José Luciano Gois de Oliveira, o jurista Maurício Guetta, o filósofo Miroslav Milovic, o cientista político Pablo Holmes Chaves, a especialista em mídias sociais Patrícia Campos Melo e a cientista política Rebecca Neaera Abers. Também estiveram presentes como representantes das coordenações de ensino Cícero Robson Coimbra (MPM), Gustavo Kenner Alcântara (MPF), Isabel Cristina Augusto (MPDFT), Tiago Alves de Figueiredo (MPDFT) e Tiago Muniz Cavalcanti (MPT).  

Diálogos Democráticos – O projeto de extensão “Diálogos Democráticos” foi idealizado pela Câmara de Ensino (formada pelos coordenadores de ensino dos quatro ramos mais o diretor-geral da ESMPU) e tem como objetivo discutir amplamente sobre conceito, crises e desafios atuais da democracia brasileira. A previsão é que o projeto englobe a realização de atividades abertas à sociedade, além de oficinas restritas a integrantes do MPU até o fim de 2019. As atividades acontecerão em Brasília e nos Centros de Apoio da ESMPU (São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belém e Recife).  

Entre os temas passíveis de debates estão democracia na era digital; democracia representativa e participativa; democracia e direitos contra majoritários; democracia, capital e trabalho; construção democrática e cultura do medo; e construção democrática e justiça de transição.  

Durante a reunião da Câmara de Ensino, realizada na manhã da terça-feira (30/04), o colegiado elogiou o formato do encontro que proporcionou informações qualificadas para subsidiar o projeto de extensão “Diálogos Democráticos”. Os coordenadores de ensino concordaram que, a partir do exposto, também seria possível propor ações coordenadas de ensino e pesquisa sobre democracia.  

Membros(as) e servidores(as) podem enviar sugestões para o projeto pelo o e-mail esmpu@escola.mpu.mp.br. Ao enviar a mensagem, o usuário deve mencionar no campo assunto “Diálogos Democráticos”. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300