ESMPU prorroga processo seletivo de artigos para novas edições do Boletim Científico

Interessados poderão apresentar até 19 de julho os textos para a publicação, que a partir deste ano terá periodicidade semestral e contará com um volume temático e outro dedicado a temas livres. Resultado da seleção será divulgado em 18 de agosto.
publicado: 14/07/2011 16h10 última modificação: 17/04/2024 13h23

Membros dos quatro ramos, servidores do MPU e demais interessados terão mais tempo para apresentar artigos para a série Boletim Científico ESMPU. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou até 19 de julho o prazo de envio de textos para a publicação, que a partir deste ano terá periodicidade semestral e contará com duas edições – um volume temático e outro dedicado a temas livres.

O Boletim Científico ESMPU destina-se à veiculação de artigos sobre matéria jurídica ou afim, que servirão como fonte para pesquisas posteriores, bem como para melhor informação dos profissionais da área. A primeira edição temática de 2011 tratará do direito a não discriminação. O outro volume, de tema livre, observará as linhas editoriais da Escola, com textos que tratem de novos pensamentos sobre conhecimentos jurídicos; que sejam voltados à atividade-fim do Ministério Público; e que busquem proporcionar maior efetividade do direito no país.

Serão aceitos textos originais inéditos, monografias ou resumos de dissertações e teses (desde que adaptados para o formato de artigo), palestras proferidas em atividades acadêmicas realizadas pela ESMPU (somente em formato de artigo), resenhas de trabalhos científicos e de livros, entre outros considerados pertinentes pela instituição.

O envio do texto deve ser feito pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Publicações”, opção “Projetos de Publicação”. Ao acessar a página, é necessário clicar em “Acesse o Sistema Forma” e entrar no sistema digitando login e senha (os mesmos utilizados para inscrição nos cursos da Escola). Dentro do Sistema Forma, clicar em “Artigos para composição do Boletim Científico ESMPU”, preencher o formulário, optando por volume temático ou volume tema livre, de acordo com o texto a ser inscrito, e anexar os originais do artigo. As normas técnicas para apresentação dos textos podem ser consultadas nos editais de abertura do processo seletivo (confira abaixo).

Os artigos serão avaliados pela Câmara Editorial do Boletim Científico sem identificação dos respectivos autores. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de agosto.

Outras informações podem ser obtidas nos editais da seleção, no Regulamento de Publicações e Desenvolvimento Científico (clique aqui) ou pelo e-mail conselhoeditorial@escola.mpu.mp.br.

Leia os editais: