Notícias

ESMPU sedia 15a. Reunião do GNCOC

A atividade foi organizada pelo Ministério Público Militar, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
publicado: 04/09/2006 11h30 última modificação: 31/03/2017 17h28

Começou hoje, dia 4 de setembro, a 15ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). A atividade vai até amanhã e foi organizada pelo Ministério Público Militar, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Mais de 80 membros dos Ministérios Públicos Estaduais, Federal, Militar, do Trabalho e do Distrito Federal e Territórios participam da reunião, realizada em Brasília. O objetivo é discutir assuntos como o combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado no sistema prisional. O programa também inclui uma palestra com o senador Demóstenes Torres, sobre o tema "O Poder Legislativo e o Ministério Público".

A cerimônia de abertura da reunião contou com a presença da procuradora-geral de Justiça Militar, Maria Ester Henrique Tavares, do procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bandarra, do subprocurador-geral da República e diretor-geral da ESMPU, Rodrigo Janot, além do presidente do GNCOC, o subprocurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul Mauro Henrique Renner, e do delegado da Polícia Civil Raimundo Marcondes Damasceno, representante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Distrito Federal.

Na abertura da reunião, Rodrigo Janot ressaltou a importância do GNCOC, que reúne e analisa dados provenientes de diversos órgãos de combate ao crime organizado. "Esse trabalho de tratamento do conhecimento e das informações disponíveis contribui de forma significativa para a atividade de cada um dos Ministérios Públicos". Já Leonardo Bandarra lembrou que a criminalidade não tem fronteiras. "A atuação integrada e estratégica é a solução para combater esse problema".

O GNCOC foi criado em 22 de fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. O objetivo do grupo é promover ações integradas entre os diversos MPs do país para enfrentar o crime organizado. O grupo ainda trabalha com as polícias civil, militar, federal e rodoviária federal, bem como com as receitas estaduais e federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Secretaria de Direito Econômico, Agência Brasileira de Inteligência, entre outros órgãos.

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300