Notícias

8º Fórum Mundial da Água: Escola terá estande na Vila Cidadã, no dia 18 de março

Dentro da programação está prevista a exibição de duas exposições digitais: “Água e povos indígenas” e “Água, barragens e trabalho humano”
publicado: 16/03/2018 14h40 última modificação: 16/03/2018 14h41
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) estará presente no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília, de 18 a 23 de março. Durante o evento, haverá um estande do Ministério Público Brasileiro para a exposição de trabalhos realizados pelas instituições, localizado na feira da Vila Cidadã, no Estádio Nacional Mané Garrincha. 

A Escola ficará responsável pelo espaço no próximo domingo (18/03), das 10h às 22h, e fará uma interação com os participantes do evento. Dentre as ações que irá mostrar está a exibição de duas exposições e a entrega do folder institucional. 

O Fórum Mundial da Água busca construir compromissos políticos e provocar ações em temas relacionados com a água. Esta edição inova ao incluir oficialmente no debate o Poder Judiciário e o Ministério Público.                         

Exposições 

Em parceria com a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão - Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, a ESMPU produziu a exposição digital “Água e povos indígenas”, de Leonardo Prado, fotógrafo da Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República. A mostra reúne fotos, tiradas entre os anos de 2005 e 2010, que retratam como os povos das etnias Kayapó, Krahô e Waurá se relacionam em seu cotidiano com a água. 

A outra exposição digital a ser exibida será “Água, barragens e trabalho humano”, desenvolvida em parceria com o procurador do Trabalho Allan de Miranda Bruno. O material traz imagens que mostram as condições de trabalho submetidas aos trabalhadores barragistas durante a construção da usina de Belo Monte. 

Folder institucional 

A ESMPU também preparou folder institucional (físico e digital) para ser apresentado aos visitantes. O material traz informações sobre como a instituição vem capacitando membros e servidores do MPU em temas relacionados à água e ao meio ambiente; lista algumas das iniciativas desenvolvidas pela Escola nos últimos três anos; e aborda o selo de sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que recebeu do Ministério do Meio Ambiente.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300