Notícias

Inscrições prorrogadas de curso sobre inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis

Devido a manutenção na página da ESMPU que afetou o sistema de inscrições nesse fim de semana, período de inscrição foi estendido até 8 de agosto
publicado: 06/08/2018 12h57 última modificação: 06/08/2018 16h24
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou as inscrições do curso presencial “Inclusão Social e Econômica de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis” até a próxima quarta-feira, 8 agosto, às 12h. A extensão do prazo deve-se à manutenção de sistemas da ESMPU que afetou as inscrições durante o fim de semana.

O treinamento acontece de 02 a 04 de outubro, em Brasília, e é dirigido aos membros do MPT e MPDFT que atuem preferencialmente em matéria relacionada à temática. O curso busca estabelecer estratégias de atuação para a efetiva inclusão social e produtiva desses profissionais, afastando crianças e adolescentes da atividade.

Os interessados podem se inscrever pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. Estão sendo disponibilizadas 23 vagas para o MPT e 02 para o MPDFT. A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 16 horas-aulas, o conteúdo vai abordar, dentre outros aspectos: Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei. 12.305/2010) e Decreto Regulamentador nº 7.404/2010; encerramento dos lixões e a inclusão social e produtiva das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis; visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos de forma a compatibilizar as variáveis social, ambiental, cultural e econômica com a legislação trabalhista bem ainda a lei do cooperativismo popular (Lei 12.690/2012); e saúde e segurança dos coletores de resíduos sólidos urbanos porta a porta  (caminhões de coleta) e dos trabalhadores que atuam nas vias públicas (varrição, etc).

Ainda haverá os seguintes estudos de casos: atuação judicial e extrajudicial contra Municípios para a implementação da Lei 12.305/2010; como as catadoras e catadores de Curitiba conquistaram a participação na gestão compartilhada dos resíduos sólidos urbanos; atuação extrajudicial do MPT em relação à inclusão socioeconômica de catadores retirados do lixão de Presidente Prudente; e atuação extrajudicial do MPT em relação à inclusão de catadores de Maringá e Região.

As aulas serão ministradas pelos procuradores do Trabalho Cristiano Lourenço Rodrigues, Fábio Aurélio da Silva Alcure e Raymundo Lima Ribeiro Junior; pela procuradora regional do Trabalho Margaret Matos de Carvalho; e pela catadora de materiais recicláveis Roselaine Ferreira.

As despesas de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) para aqueles com lotação fora de Brasília serão custeadas pela ESMPU. Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85%.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Edital      
Roteiro do curso

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126