Notícias

Inscrições reabertas para capacitação sobre acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes, em Porto Alegre

Interessados podem se inscrever para simpósio e seis oficinas até dia 13 de março. As inscrições são gratuitas
publicado: 07/03/2019 17h00 última modificação: 18/03/2019 10h16

Ainda é possível se inscrever em sete atividades do projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil", que acontece em Porto Alegre (RS), entre os dias 18 e 20 de março. 

Foram reabertas, até 13 de março, as inscrições para o simpósio “Refugiados e migrantes no Rio Grande do Sul: como acolher e integrar?” e para as oficinas gestão migratória em nível local; direitos laborais e prevenção ao trabalho escravo e tráfico de pessoas; migração e saúde mental; gênero, direitos humanos; migração e rede de proteção; e integração local; imprensa no combate à xenofobia contra refugiados e migrantes; e media training.

O simpósio será realizado na manhã do dia 19 de março. A atividade terá duas mesas de discussão: uma sobre o contexto da Política Nacional Migratório e outra sobre as experiências locais na atenção a migrantes e refugiados. Veja a programação completa. 

As oficinas serão realizadas no período de 18 e 20 de março e são voltadas para integrantes de comitês de refugiados e migrantes; comitês de acolhida; grupos de trabalho sobre empregabilidade; gestores e equipes de abrigos; servidores públicos; e organizações da sociedade civil envolvidas no acolhimento, no abrigamento e na integração de refugiados e migrantes. 

A oficina “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes” é voltada exclusivamente para jornalistas, assessores de imprensa, blogueiros e outros profissionais de comunicação envolvidos na temática. Já a de media training é direcionada para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes. Veja a programação das oficinas.

As inscrições podem ser feitas pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br, até às 12h do dia 13 de março.

O objetivo da atividade é reunir representantes da sociedade civil, autoridades, servidores púbicos, estudantes, jornalistas, gestores e equipes de abrigos e integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade para debater a necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes.

As atividades serão realizadas no Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha nº 800 e 700, Bairro Praia de Belas.

Atuação em rede – O projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" é desenvolvido pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes. Integram a rede a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede.

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126