Membros do Ministério Público de Angola visitam a ESMPU

Visita encerra a participação dos cinco procuradores angolanos no Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de Investigação Criminal”, promovido esta semana pela Escola.
publicado: 19/10/2012 17h25 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) recebeu na tarde desta sexta-feira, 19 de outubro, cinco integrantes do Ministério Público de Angola. A visita dos procuradores angolanos encerrou a participação deles no Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de Investigação Criminal”, promovido esta semana pela ESMPU na sede da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília.

Eles foram recepcionados pela diretora-geral adjunta da Escola, a subprocuradora-geral do Trabalho Ivana Santos, e pelo secretário de Planejamento e Projetos Especiais, Volker Bohne, que apresentaram algumas informações sobre o trabalho desenvolvido pela ESMPU e o funcionamento do Ministério Público brasileiro. “Sejam bem-vindos à ESMPU, instituição que estará sempre de portas abertas a Angola. É grande a satisfação de recebê-los aqui. Ficamos muito felizes com a vinda dos senhores, pois este intercâmbio de experiências é muito positivo para nós”, disse Ivana Santos. Também acompanhou a visita a coordenadora de ensino do MPM na Escola, a promotora de Justiça Militar Najla Palma.

Durante a reunião, foi mencionada a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica entre a ESMPU e o MP angolano. “Acreditamos que os acordos de cooperação sirvam para conectar os países em busca de respostas para problemas muitas vezes comuns a eles”, explicou o secretário Volker Bohne. De acordo com os procuradores, seria de grande interesse para a instituição uma parceria voltada à capacitação nas áreas de combate ao crime organizado transnacional, ao tráfico de seres humanos e aos crimes cibernéticos.

No encerramento da visita, os membros do Ministério Público da Angola receberam da diretora-geral adjunta da ESMPU um kit contendo diversas obras que compõem a linha editorial da Escola.