Prorrogada inscrição de curso sobre equidade de gênero em instituições do sistema de justiça

Também foi ampliado o quantitativo de vagas para membros residentes em Brasília. A atividade será realizada de 14 a 16 de março e as inscrições vão até o próximo dia 10
publicado: 01/03/2017 15h11 última modificação: 01/06/2017 12h40

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou as inscrições para o curso presencial “Equidade e transversalização de gênero e raça em instituições do sistema de justiça: abordagens teórico-metodológicas e estudos práticos”, voltado para membros do MPF. Os interessados agora poderão se inscrever até as 12h do dia 10 de março pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

Também foi ampliado o quantitativo de vagas, que passou de 25 para 40. Estas 15 vagas a mais são destinadas para membros do MPF lotados no Distrito Federal. A atividade acontece entre os dias 14 e 16 de março, em Brasília. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O objetivo do treinamento é estimular a troca de experiências e conhecimentos sobre as desigualdades racial e de gênero na sociedade brasileira, particularmente em instituição do sistema de justiça. O curso pretende identificar obstáculos que justifiquem o baixo percentual de mulheres na carreira do MPF e as dificuldades que Procuradoras da República enfrentam no desenvolvimento profissional, relacionadas ao fato de serem mulheres.

Com 16 horas-aula, o curso abordará conceitos de gênero e patriarcado; discriminação de gênero; mulheres no trabalho: impasses e perspectivas; perfil das mulheres na carreira do MPF; e possíveis dificuldades de acesso a cargos de direção.

As aulas serão ministradas pelos subprocuradores-gerais da República Ela Wiecko Volkmer de Castilho e Humberto Jacques de Medeiros, pelas professoras da Universidade de Brasília Lia Zanotta Machado e Lourdes Maria Bandeira e pela advogada e consultora em direitos humanos Myllena Calasans de Matos.

A ESMPU arcará com o custo de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para até 25 participantes com lotação fora de Brasília. Participantes com, no mínimo, 85% de frequência receberão certificado.