Notícias

Seminário estuda proteção de trabalhadores expostos ao benzeno

Atividade reunirá médicos e especialistas para debater formas de prevenir doenças e melhorar o ambiente de trabalho em locais onde a substância é utilizada. As inscrições para as 40 vagas disponíveis seguem até 15 de outubro.
publicado: 15/09/2009 18h01 última modificação: 31/03/2017 17h20

Considerado substância altamente cancerígena, o benzeno será o tema central das discussões de atividade promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em Campinas (SP). O Seminário “Meio ambiente do trabalho: a questão do benzeno” reunirá no dia 22 de outubro representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), médicos e especialistas para debater a proteção do trabalhador em contato frequente com esse tipo de produto.

O benzeno está presente em refinarias de petróleo, siderúrgicas, fábricas de calçados e em outros setores onde é utilizado como solvente. Alterações nas células sanguíneas (benzenismo) e tumores têm sido associados à exposição a essa substância. No entanto, não se sabe ao certo quantos brasileiros se contaminam anualmente. Segundo o médico Marco Antonio Vasconcelos, um dos palestrantes do seminário, isso se deve ao difícil diagnóstico de doenças ocupacionais no país. “Para associar uma doença a determinada atividade laboral, é importante que o médico tenha acesso ao histórico ocupacional do paciente, o que não ocorre na maioria das vezes”, explica.

Para o especialista, é necessário, portanto, investir em prevenção: “É fundamental levar informação a esses trabalhadores e buscar medidas como a substituição do benzeno por outro produto ou, nos casos em que o uso da substância é essencial à atividade, a instalação de sistemas de exaustão eficientes.”

Além de estudos atuais sobre o solvente, o seminário terá como destaques as melhorias nos ambientes de trabalho, o uso de equipamentos de proteção individual e coletivos e as experiências bem-sucedidas no controle de doenças associadas a substâncias perigosas. A programação de oito horas-aula será dividida em dois painéis com duas palestras cada. São oferecidas 40 vagas, distribuídas entre membros e servidores do MPT e do MPF, além de público externo.

Os interessados devem inscrever-se até 15 de outubro pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Participantes com frequência total na atividade receberão certificado emitido pela ESMPU. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Confira a distribuição de vagas:

  • 10 para membros do MPT;

  • 2 para membros do MPF;

  • 6 para servidores do MPT;

  • 2 para servidores do MPF; e

  • 20 para público externo.

Leia o edital e a programação completa.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300