Tráfico de Pessoas é tema de curso na ESMPU na modalidade “EAD Interativo”

Treinamento vai apresentar os conceitos básicos do enfrentamento ao tráfico de pessoas e dos seus eixos. Inscrição até 31 de julho
publicado: 16/07/2018 12h09 última modificação: 16/07/2018 12h09

Já estão abertas as inscrições para o curso Tráfico de Pessoas: conceito, modalidades e eixos para enfrentamento, na modalidade “EAD Interativo”, voltado para membros e servidores do MPF, MPT e MPDFT que atuem em matéria relacionada ao tema. A atividade acontece de 10 de setembro a 15 de outubro de 2018, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Treinamento vai apresentar os conceitos básicos do enfrentamento ao tráfico de pessoas e dos seus eixos, ressaltando o panorama do atual cenário brasileiro para compreensão dos limites e possibilidades de atuação do MPU.  A atividade será ministrada pela atual desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a ex-procuradora regional da República Inês Virgínia Prado Soares.

Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 31 de julho, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas para membros (28 para o MPF, 01 para o MPT e 01 para o MPDFT) e 20 para servidores (18 para o MPF, 01 para o MPT e 01 para o MPDFT). A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 20 horas-aulas, o conteúdo vai abordar, dentre outros assuntos: tráfico de pessoas: conceito e modalidades; tráfico de pessoas e seus eixos -  prevenção, responsabilização, acolhimento às vítimas e fortalecimento das parcerias entre poder público e sociedade civil organizada; tráfico de pessoas e suas modalidades; e políticas e leis para enfrentamento deste crime.

Para participar é preciso disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Receberão certificado aqueles que obtiverem frequência mínima de 85%.

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no edital.

Roteiro do curso