Notícias

Transformação digital e mudança de cultura são destaque de roda de conversa sobre inovação

O encontro virtual foi transmitido ao vivo pelo YouTube e contou com cerca de 300 participantes
publicado: 17/06/2020 10h43 última modificação: 17/06/2020 12h19
Imagem com fotos.

Imagem com fotos.

“As tecnologias digitais mudaram a forma como as pessoas se relacionam em sociedade de tal forma que os valores daquela sociedade têm tendência a se modificar. Então, não é mais sobre usar a tecnologia para fazer melhor o que nós já vínhamos fazendo. Precisamos entender o que essas tecnologias nos dão de possibilidades para fazer diferente e que faça sentido para quem vai receber o nosso trabalho”. A afirmação é do secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino, que, ao lado de outros dois especialistas em inovação, debateu o tema na 1ª Roda de Conversa “O futuro não é mais como era antigamente: os possíveis impactos da pandemia no futuro do trabalho no serviço público”, realizada na tarde desta terça-feira (16/6), por meio de plataforma digital. (Assista aqui)

Com um público online de cerca de 300 participantes, o encontro virtual foi aberto pelo secretário de Planejamento e Projetos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Carlos Vinícius Ribeiro, e teve como mediadora a líder de Estratégia e Inovação Institucional da Escola, Lígia Maria de Souza Lopes. Além de Ciro Avelino, o diretor executivo da WeGov, André Tamura, e a fundadora do RH Lab, Ludymila Pimenta, debateram temas como transformação digital, mudança de cultura, aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades humanas.

Para André Tamura, neste momento de crise, antes de pensar como será o “novo normal”, é preciso olhar para “o antigo anormal e tentar fazer com que ele não permaneça no pós-pandemia”. Tamura afirmou que algumas instituições públicas já vinham trabalhando com a ideia da transformação digital por meio de laboratórios de inovação. Entretanto, “com a pandemia, esses laboratórios, que tinham como prática pensar o novo e o futuro, se tornaram lugares seguros, onde os trabalhadores passaram a recorrer”, acrescentou.

Para o especialista, as organizações devem lembrar que, durante ou depois da crise, elas entregam valores às pessoas. “Todos querem ter a sua vida beneficiada e seus problemas resolvidos. Então, imagino que no futuro, organizações continuem entregando seus valores e preservando sua essência”.    

Já Ludymila Pimenta destacou que as tendências do futuro, sejam na área pública ou privada, apontam para a remodelagem das organizações, a expansão do valor do trabalho e a ampliação de possibilidades. Para ela, é preciso reimaginar a solução de problemas e não de tarefas. “Essa é uma grande mudança que está acontecendo. Muitos dos trabalhos eram construídos em torno de uma série de tarefas e, agora, a gente já começa a idealizar uma reestruturação com base na solução de problemas”. Na visão da consultora, essa nova perspectiva oferece ao colaborador grandes oportunidades, que até então, eram invisíveis. “Ele passa a aprender com o processo e a desenvolver abordagens de resolver problemas”.

Para tanto, Pimenta destacou que os trabalhadores precisam estar imersos num ambiente de aprendizagem, uma vez que as habilidades exigidas estão se transformando, sobretudo no contexto da pandemia. “Nossas habilidades mudaram e precisamos compreender que todos voltarão diferentes. As habilidades estão tendo vida útil muito curta e, por isso, precisamos nos qualificar e ampliar nossos campos de atuação”.

Por sua vez, o secretário adjunto de Governo Digital, Ciro Avelino, explicou um pouco o conceito do termo transformação digital, deixando claro que não se trata de aplicação massiva e intensiva de tecnologia digital nos processos existentes. “Não é mais sobre usar a tecnologia para fazer melhor o que nós já vínhamos fazendo”. Para Avelino, é essencial que essa consciência seja despertada e que os agentes públicos entreguem aos cidadãos algo que eles valorizem. “Precisamos entender como mudou a nossa forma de interagir com e na sociedade e como atender aos novos anseios e valores que surgem nessa transformação”.

Na avaliação de Ciro, para alcançar as potencialidades que a transformação digital exige, é preciso mudar a cultura do comportamento das pessoas envolvidas no processo. Para ele, é indispensável que líderes e gestores das instituições públicas estejam engajados na transformação e os servidores públicos busquem desenvolver as habilidades técnicas adequadas para entregar aos cidadãos o que eles anseiam.

O debate chegou ao fim com algumas mensagens que levam à reflexão sobre o futuro do trabalho. “A gente usa futuro no singular. Podemos começar a usá-lo no plural. Existem possibilidades que podem ou não se revelar. Ao tentar achar tendências, a gente já constrói elas”, ressaltou André Tamura. Ludymila Pimenta ponderou que “quando falamos digital, a gente não pode trabalhar no remoto com o pensamento presencial. É necessário fazer as modificações. Se a gente não se educa para resolver os problemas de formas diferentes, não vamos avançar”. Para Ciro Avelino, “o que engaja as pessoas é a sensação de que estão sendo úteis no processo de trabalho. A gente tem que ser útil, a gente tem que e sentir prazer no que faz”.

A atividade contou, ainda, com facilitação gráfica, em tempo real, conduzida pela especialista em inovação e criatividade, Katia Machado. O painel visual será compartilhado, em breve.

InovaEscola

O laboratório de transformação da ESMPU foi oficialmente inaugurado com a realização da roda de conversa dessa terça-feira (16/6), na semana em que a ESMPU comemora 20 anos de sua efetiva implantação. Para o secretário de Planejamento e Projetos da Escola, Carlos Vinícius Ribeiro, o InovaEscola “visa a fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação na Escola e no MPU. E mais, propõe-se a fazer isso por meio de aprendizagem, experimentação, conexão e atuação em rede”.

O laboratório foi criado com o objetivo de contribuir para o avanço da capacidade inovadora da atuação do Ministério Público da União nas complexidades do presente e do futuro. Além disso, visa a incentivar trocas de experiência que fomentam e aceleram a inovação. Para conhecer mais sobre o InovaEscola, acesse a página www.escola.mpu.mp.br/inovaescola

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300