Metodologia
A elaboração do PDI 2020-2024 começou em junho de 2018, por meio de oficina com a participação dos conselheiros administrativos e dos coordenadores de ensino da ESMPU.
Além disso, durante a elaboração do Plano de Atividades 2019, foram implementadas ações participativas a fim de refletir a diversidade da comunidade acadêmica da ESMPU; o papel do MPU na sociedade brasileira; e como a Escola, por meio de suas atividades acadêmicas, podem contribuir para a interlocução entre o Ministério Público e a sociedade.
Todas essas iniciativas ajudaram na formatação da metodologia de elaboração do PDI 2020-2024, fundamentado em dois pilares: diálogo e ampla participação da comunidade acadêmica. Para isso, membros e servidores do MPU e sociedade civil (organizações não governamentais, universidades, escolas de governo e do sistema de justiça, agências internacionais, Sistema ONU, dentre outros) foram convidados a participar de consultas sobre o planejamento estratégico. A ideia é que, de forma conjunta, a ESMPU conseguisse vislumbrar o que público espera para os próximos cinco anos.
O documento ainda contou com o envolvimento de todos os setores da Escola para elaboração de módulos descritivos de cada área e definição de objetivos e metas de trabalho.
Após ser aprovado pelo Conselho Administrativo da ESMPU, em 29 de novembro de 2019, o PDI 2020-2024 foi submetido ao Ministério da Educação para avaliação.
Mais detalhes sobre a metodologia utilizada podem ser acessados no Plano de Projeto do PDI 2020-2024.