Aperfeiçoamento
O curso "Design Thinking Aplicado: como inovar no MP", ministrada pela Mestra em Design Transdisciplinar Laura Dusi, visa aprender, através da prática, sobre o design thinking e sua aplicação no setor público, abrindo caminhos para se aprofundar em problemas antes de criar novas soluções; Identificar e aplicar as principais ferramentas, por meio de um projeto real, discutir a importância de inovar dentro nas organizações, desenvolver os pensamentos sistêmico e visual para elaboração de projetos, aprender o real valor da colaboração para desenvolver soluções, bem como capacitar os alunos para reproduzirem os processos nas suas práticas do dia-a-dia.
Orientadora pedagógica: Nális Torres de Carvalho
AULA 1 (02/10) - "O que é design thinking?"
Objetivo: identificar os valores e pilares do design thinking e como eles podem ser aplicáveis no setor público.
AULA 2 (04/10) - "Razões pelas quais a pesquisa etnográfica é relevante para o design, foco no ser humano, apresentação do desafio, entendimento do projeto, divisão dos grupos"
Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do primeiro diamante. Identificar a importância de focar no problema.
AULA 3 (09/10) - "Criação de guia de pesquisa, teste do canvas de anotações e treinamento em técnicas de entrevista em aula"
Objetivo: planejar e preparar para a pesquisa de campo.
AULA 4 (11/10) - "Análise de dados coletados na pesquisa qualitativa, mapa de empatia, redefinição do desafio"
Objetivo: finalizar as aplicações do primeiro diamante e desenho do ponto de vista do projeto
AULA 5 (16/10) - "Criatividade, regras do brainstorming, pensamento lateral, ideação"
Objetivo: praticar introdutoriamente as etapas do segundo diamante e aplicações para ideações colaborativas com foco na solução.
AULA 6 (18/10) - "Prototipagem, teste rápido, aceleração da inovação"
Objetivo: finalizar as aplicações do segundo diamante; conhecer técnicas de prototipagem e teste; entregar e apresentar o projeto final.
AULA 7 (23/10) - "Revisão das etapas e conteúdos anteriores, inovação no setor público e impacto social, cocriação de possibilidades para aplicação no dia-a-dia"
Objetivo: aplicar conhecimento assimilado no desenho de possibilidades de melhorias no cotidiano e praticar as técnicas aprendidas em sala de aula em projeto escolhido pelo discente.
O curso "Liberdade de Ensino", visa debater a liberdade de ensino, essencial para a formação de cidadãos com raciocínio crítico, independência e compreensão.
Orientador pedagógico: Adriano Alves Marreiros
AULA 1 (07/11)
Docentes: Bernardo Guimarães Ribeiro e Adriano Alves Marreiros
Temas: "Direito Administrativo aplicado ao ensino" e "A questão dos Colégios Militares"
AULA 2 (08/11)
Docente: Isabelle Monteiro
Temas: "Liberdade de Cátedra" e "Questões controvertidas sobre liberdade de ensino"
AULA 3 (09/11)
Docentes: André Borges Uliano e debate com todos os professores com mediação de Adriano Alves Marreiros
Temas: "Liberdade de ensino e direito e prática comparados" e "Debate sobre a liberdade de ensino no Brasil"
O curso "Liderança Facilitadora: atuar junto para obter melhores resultados", ministrada pela Facilitadora na Enap Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira, visa capacitar membros e servidores do MPU para que sejam facilitadores. Como também, que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.
Orientadora Pedagógica: Raquel Vidal Costa
AULA 1 (07/11)
Objetivo: identificar vieses comportamentais que permeiam as relações humanas.
AULA 2 (09/11)
Objetivo: conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto e com bases científicas.
AULA 3 (14/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação com foco nas demandas de Liderança e gestão de equipes.
AULA 4 (21/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de comunicação assertiva por meio de pedidos e necessidades.
Aula 5 (23/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.
AULA 6 (28/11)
Objetivo: conhecer e saber utilizar ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões.
O curso "Inovação no Setor Público: engajamento, liderança e segurança psicológica", ministrada pelo atuante na Assessoria de Desenvolvimento da Estratégia da PGR Diego Oliveira de Souza e pela Mestre em Física Wanessa Sarzedas Marques, visa desenvolver nos membros e servidores conhecimentos e habilidades focadas no engajamento, na liderança e segurança psicológica aplicáveis no contexto de produção de inovação no setor público.
Orientador Pedagógico: Diego Oliveira de Souza
AULA 1 (22/11)
Objetivo: compreender os elementos essenciais para promover o engajamento em iniciativas de inovação.
AULA 2 (23/11)
Objetivo: conhecer as distintas maneiras de superar barreiras à inovação diante do papel da liderança.
AULA 3 (24/11)
Objetivo: compreender a segurança psicológica no ambiente de inovação pública por meio de novas formas de expressão, interação, aprendizagem e pertencimento.
O curso "Práticas de Futuros - design e pensamento de longo prazo no setor público", ministrada pela Designer transdisciplinar Laura Dusi e pela especialista em Design Thinking e Facilitação pela Echos Francisca Limberger, visa preparar os discentes para a criação coletiva e intencional de futuros positivos e de impacto para a sociedade. Trabalhar com futuros significa imaginar, comunicar e criar como as coisas 'podem ser'. A natureza especulativa e a habilidade de materializar ideias abstratas do design se somam as áreas de futurologia (imaginar futuros) para tornar futuros imaginados uma realidade. Esta prática é chamada de design de futuros.
Orientadora Pedagógica: Ana Beatriz Sanches R. C. Catelan
AULA 1 (14/08)
Objetivo: Identificar e conhecer o "Pensamento de futuro": Introdução ao tema, alinhamento de conceitos básicos e do objetivo de construir futuros, conhecer empresas, organizações, governos e profissionais que atuam na área.
AULA 2 (18/08)
Objetivo: Reconhecer e experimentar habilidades necessárias para atuar com futuros, e primeira atividade prática.
AULA 3 (21/08)
Objetivo: Conhecer premissas para criação de futuros sustentáveis e desejáveis a partir de inspirações de diversas áreas, como ética e ecologia.
AULA 4 (25/08)
Objetivo: Identificar os tipos de pensamento que necessitamos para extrapolar a imaginação e lidar com a complexidade.
AULA 5 (28/08)
Objetivo: Conhecer metodologias e técnicas de coleta de dados em Pesquisa de Futuros.
AULA 6 (01/09)
Objetivo: Como criar narrativas e cenários de futuros com base na pesquisa e em tecnologias exponenciais e ciência de base.
AULA 7 (04/09)
Objetivo: Utilizar a construção de futuro para criar visão de longo prazo e orientar as mudanças no presente.
AULA 8 (06/09)
Objetivo: Identificar como o design estratégico se baseia no pensamento de futuros para tomar decisões do dia-a-dia.
O curso "Introdução ao SCRUM e OKR para o setor público", ministrada pelo Professional Agile Coach e OKR Master Nadson Soares de Oliveira e pela Instrutora do método de Gestão por OKRs Sabrina Baes, visa capacitar os participantes a aplicar com confiança e consistência os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas. Espera-se que o OKR capacite os participantes na aplicação segura e consistente dos conceitos, contribuindo para a realização de melhorias concretas. Essas melhorias, por sua vez, têm o potencial de agregar valor significativo aos processos e projetos da instituição, tendo um impacto direto nos resultados e gerando benefícios palpáveis para a sociedade.
O SCRUM por sua vez, traz consigo a transparência, permitindo uma visão clara do progresso do projeto, e a possibilidade de comunicação constante. Sua natureza democrática, permite a equipe participar ativamente na decisão do escopo do trabalho para cada “sprint”.
Orientador Pedagógico: Paulo Célio Soares da Silva Júnior
AULA 1 (06/11)
Tema: Introdução ao OKR
Objetivo: conhecer os detalhes para um implantação de gestão por OKRs bem sucedida
AULA 2 (07/11)
Tema: Oficina de OKRs
Objetivo: como então usar OKRs fazer gestão de prioridades
AULA 3 (09/11)
Tema: Introdução ao SCRUM
Objetivo: conhecer o Framework SCRUM
AULA 4 (10/11)
Tema: Oficina de SCRUM e OKR
Objetivo: Práticas e Aplicação do SCRUM e OKR
- « Anterior
- 1
- ...
- 14
- 15
- 16
- 17