Diretor-geral apresenta balanço da gestão da ESMPU em 2016

Entre os destaques do ano estão o credenciamento perante o MEC e a implementação do novo modelo de trabalho desenvolvido por meio de projetos
publicado: 16/12/2016 12h57 última modificação: 11/12/2017 16h14

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Carlos Henrique Martins Lima, apresentou, nesta quarta-feira (14/12), um balanço da gestão da instituição neste ano. Entre os destaques, citou o credenciamento perante o Ministério da Educação (MEC) e a implementação do novo modelo de trabalho desenvolvido por meio de projetos. Clique para conferir a apresentação.

Na avaliação do diretor, 2016 foi um ano de muitos desafios políticos e econômicos para o país, mas também de muito crescimento institucional. “Sem dúvida, esses dois momentos trarão consequências bastante significativas e positivas nos anos que se seguirão, tanto na qualidade dos serviços oferecidos quanto na própria rotina de trabalho”, ressaltou.

Credenciamento – Em abril, a ESMPU recebeu a visita da comissão avaliadora do MEC, que atribuiu à instituição nota 4 em uma pontuação máxima de 5. Após a análise do Conselho Nacional de Educação (CNE), foram credenciados os cursos de pós-graduação lato sensu pelo prazo de oito anos e convalidadas as especializações oferecidas anteriormente.

“Esta foi a primeira vez que a Casa passou por uma avaliação como essa. O resultado foi muito melhor do que pleiteávamos, o que demonstra o afinco e a dedicação de todos”, comemorou o diretor-geral. Para finalizar o processo, ainda resta a publicação no Diário Oficial da União do Parecer 655/2016 do CNE, favorável ao credenciamento.

Para a secretária de Administração, Sônia Amaral, o processo de credenciamento conseguiu mobilizar todas as equipes do órgão. “O interessante desse processo foi que conseguimos trabalhar em equipe. Todas as secretarias se envolveram de alguma forma. Hoje a Escola é uma instituição mais forte, com um melhor entrosamento entre os setores, e isso se reflete no resultado do trabalho que desenvolvemos”, frisou.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística Educacional, Nelson de Sousa Lima, o crescimento e o reconhecimento da ESMPU em 2016 são uma consequência da implementação do quadro próprio de servidores iniciado no ano passado. “Com o quadro próprio, demos um salto de qualidade. A instituição se oxigenou e vieram ideias novas. Esse resultado positivo é fruto da dedicação de todos”.

Gestão de Projetos Outra mudança vivenciada pela Escola em 2016 foi a implementação do novo modelo de trabalho desenvolvido por meio de projetos, um instrumento de planejamento institucional. Atualmente, estão em desenvolvimento quatro projetos estratégicos: “ESMPU Sem Papel” (implantação do Sistema Eletrônico de Informações); “Novos Portais”; “Expresso” (registro eletrônico de frequência); e “Automação da Emissão dos Informes de Rendimentos”.

O secretário de Tecnologia da Informação, Moisés Jacobino, lembrou que os quatro projetos em andamento são consequência das discussões travadas dentro do Comitê de TI sobre estratégias e políticas que precisavam ser priorizadas nessa área. “A instituição da governança em TI garantiu que a Escola como um todo refletisse sobre as propostas que nos eram demandadas, estabelecendo prioridades. Dessa forma, conseguimos otimizar o uso dos nossos recursos financeiros e humanos dentro desse planejamento”, comentou.

Desafios ­– Para 2017, um desafio que vai demandar atenção da Escola é o ensino a distância. De acordo com o secretário de Planejamento e Projetos, Volker Egon Bohne, esse é um aspecto em que a ESMPU ainda não conseguiu avançar para acompanhar o ritmo de outras instituições. “Nos últimos dois anos avançamos para nos tornamos uma escola e não uma instituição que presta alguma atividade acadêmica. Em 2017 precisaremos refletir sobre o ensino a distância, entender o que é essa metodologia e sua linguagem visual. Enfim, temos de fazer com que o nosso aluno realmente aprenda”.

Resultados Ao longo de 2016, a Escola Superior realizou 148 atividades acadêmicas: 139 cursos presenciais e a distância, uma especialização, seis oficinas, um simpósio e uma palestra. No total, entre membros e servidores, foram capacitadas 6.556 pessoas. Além disso, foram iniciados dois novos cursos de ingresso e vitaliciamento (MPT e MPF); publicadas oito obras; e gravadas dez videoaulas e seis entrevistas pelo programa Espaço Debate (todos os vídeos estão disponíveis no canal no YouTube).

Infraestrutura – Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, que se refletiram no orçamento da ESMPU, o órgão conseguiu investir em melhorias nos ambientes de trabalho e de aula. Foram realizadas, por exemplo, reformas nos pavimentos do prédio onde funcionam a ESMPU e a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF), além do investimento em melhorias na infraestrutura da área de tecnologia da informação.

A secretária Sônia Amaral explicou que este foi um ano que exigiu bastante, “mas conseguimos nos reinventar e nos superarmos. Administramos nosso orçamento sem precisar de medidas drásticas ou cortes de pessoal. Atendemos a todas as demandas, tivemos recursos para realizar as atividades acadêmicas planejadas e ainda pudemos investir em projetos de recuperação e benfeitorias da estrutura física”, acrescentou.

Confira o relatório de gestão separado por secretarias.

Secretaria de Planejamento e Projetos - SEPLAN

Secretaria de Infraestrutura e Logística Educacional - SEDUC