Notícias

TEDxESMPU divulga resultado final da seleção de palestrantes

Conselho Curador escolheu oito ideias entre mais de cem inscritas. Grupo levou em consideração critérios como diversidade demográfica, étnica, de gênero, social, cultural e temática
publicado: 23/09/2022 14h15 última modificação: 10/11/2022 18h52
Ilustração

Ilustração

Durante três semanas, o Conselho Curador do TEDxESMPU se dedicou a analisar as mais de cem propostas recebidas a partir do edital de chamamento de ideias. As mais bem avaliadas passaram a compor o mapa de curadoria, que contém critérios como diversidade demográfica, étnica, de gênero, social, cultural, além de temática. Confira aqui o resultado final.

A programação do evento será composta pela combinação de palestrantes selecionados conforme resultado definitivo e por convidados pela Organização, a fim de atender aos critérios de diversidade de conteúdo exigidos pelo TED. A estratégia foi pensada para alcançar a maior parte dos temas propostos pela curadoria, os quais englobam assuntos de interesse do Ministério Público e da sociedade. 

Além disso, a seleção deu preferência a novas vozes e olhares, uma vez que o TED busca trazer à luz novos pensamentos. Também foram considerados aspectos como originalidade e conexão com a realidade atual, além do potencial de reflexão e de convergência com o tema âncora da conferência: “De volta para o futuro”.

Como foi feita a seleção – A primeira fase de avaliação foi individual. Cada curador recebeu um grupo de ideias inscritas e uma planilha com os dez critérios elencados no edital de chamamento. Ao preencher e computar a avaliação, além de responder se a ideia analisada atendia ou não a cada critério, o curador foi questionado sobre o impacto e a originalidade de cada proposta.

Na segunda fase, os curadores defenderam, individualmente, em plenária para todo o conselho, os nomes selecionados. Na mesma sessão, o grupo foi questionado se sentiu falta de algum tema.

A terceira fase contou com o olhar detido dos organizadores. A supervisão dos trabalhos foi feita pelo consultor Caetano Tona, que, além de coorganizador, é especialista em curadoria e trabalha com organização de programas TED desde 2016.

Conselho Curador – O Conselho Curador é composto por integrantes com distintas formações e experiências profissionais e pessoais. A formação do grupo buscou garantir diversidade e representatividade. São eles: as advogadas Bárbara Lobo Amaral e Ludmilla Rocha Ribeiro, o cientista de dados Bruno Paixão, o analista de mídias sociais Fernando Ramos Silva, a jornalista Simone Souto e a promotora de Justiça Simone Disconsi. 

Em breve, também serão conhecidos os projetos culturais e artísticos selecionados para o evento e será lançado o edital de chamamento para a plateia, pessoas que poderão assistir ao TEDxESMPU presencialmente. 

TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, em 2009, surgiu o programa de eventos locais, o TEDx, organizado autonomamente. O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Ainda tem dúvidas? Confira o FAQ do TEDxESMPU.

Notícias relacionadas

19.9.2022 – TEDxESMPU divulga resultado preliminar da seleção de palestrantes
1.9.2022 – TEDxESMPU tem novo prazo de inscrições e amplia participação de público
31.8.2022 – Mostre a sua arte! Aberta a seleção de projetos artísticos e culturais para o TEDxESMPU 
29.8.20122 – TEDxESMPU: chegou a hora! Compartilhe sua ideia com o mundo
24.8.2022 – Organizadores do TEDxESMPU dão detalhes da superprodução 
9.8.2022 – Tem uma ideia interessante e quer dividi-la com o mundo? Vem aí o TEDxESMPU

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300