Aperfeiçoamento

publicado 13/12/2020 21h16, última modificação 19/09/2023 22h55

O curso "Introdução à Justiça Restaurativa: aspectos práticos e dogmáticos " tem como objetivo oferecer noções fundamentais e bases teóricas sobe Justiça Restaurativa, visando sensibilizar e capacitar membros e servidores do Ministério Público da União quanto ao emprego da Justiça Restaurativa no exercício das funções ministeriais, inclusive nos futuros núcleos de Justiça Restaurativa do MPU. O curso foi dividido em seis aulas.

Orientadores pedagógico: Thales Messias Pires Cardoso e Priscila Pinheiro de Carvalho

 

A "Aula 1", ministrada pelo Psicólogo Paulo Moratelli e pela Socióloga Petronella, durante o Curso de Aperfeiçoamento, realizado no dia 01de junho. 

 

A "Aula 2", ministrada pelos Juízes do TJ-SP Egberto de Almeida Penido e Marcelo N. Salmaso, durante o Curso de Aperfeiçoamento, realizado no dia 08 de junho. 

 

A "Aula 3", ministrada pelos Procuradores da República Daniel Resende Salgado e Andrey Borges de Mendonça, durante o Curso de Aperfeiçoamento, realizado no dia 15 de junho.  

 

A "Aula 4", ministrada  pelo Juiz Federal Osmane Santos, servidora da Justiça Federal Ana Carla de Albuquerque e Procurador da República Thales Messias Pires Cardoso, durante o Curso de Aperfeiçoamento, realizado no dia 22 de junho. 

 

A "Aula 5", ministrada  pelos Juízes Federais Katia Herminia Martins Lazarano Roncada e Fernão Pompêo de Camargo, servidora da Justiça Federal Carla Rodrigues de Souza e servidora do Ministério Público Federal Tânia Maria de Mattos Bezerra, durante o Curso de Aperfeiçoamento, realizado no dia 29 de junho.  

 

A "Aula 6", ministrada pela Servidora da Justiça Federal Ana Carla de Albuquerque Pacheco, facilitadora de Justiça Restaurativa Sabrina Paroli e as facilitadoras do NPR/JF-Uberaba Wstanny Arruda e Maria Luíza Peres Manzan , durante o Curso de Aperfeiçoamento, realizado no dia 13 de julho. 

 

Acesse também os documentos:

O curso de aperfeiçoamento "Ordem econômica na Constituição de 1988" tem como objetivo buscar a compreensão das prescrições constitucionais atinentes à ordem econômica.

Orientador pedagógico:  Manoel Jorge e Silva Neto

 

Princípios gerais da atividade econômica. Intervenção direta e indireta do estado no domínio econômico. Política urbana. Política agrária. Política fundiária. Reforma agrária.

Docente: Manoel Jorge e Silva Neto

Compreender a definição, funcionamento e significado das principais novidades recentes do Direito Constitucional francês, tendo por ferramenta metodológica específica a sua comparação com o Direito Constitucional brasileiro no sentido de possíveis aproximações, aperfeiçoamentos e aprendizados comuns. Analisar o metaverso como novo ecossistema de desafios para implementação de um direito constitucional contemporâneo. 

Orientador pedagógico: Manoel Jorge e Silva Neto

 

Novíssimas tendências do direito constitucional: o Novíssimo Constitucionalismo Francês e o Constitucionalismo no Metaverso. (21/03)

Docentes: Gabriel Dias Marques da Cruz e Marcos Sampaio de Souza

Ao participar dessa capacitação o discente irá desenvolver as seguintes habilidades e competências:

- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD.(09/03)

Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento

Docente: Antonio Netto 

Ao participar dessa capacitação o discente irá desenvolver as seguintes habilidades e competências:

- Interpretar e decidir sobre a aplicação da LGPD em situações simuladas, próximas de casos reais;
- Explicar e diferenciar conceitos-chave da LGPD para defender um ponto de vista e sustentar uma decisão;
- Consolidar entendimentos dos requisitos legais da LGPD - Estabelecer relações entre casos simulados e situações do seu próprio dia a dia;
- Reconhecer os impactos de eventuais falhas na proteção de dados para a organização e indivíduos;
- Compreender o papel dos servidores públicos na aplicação da LGPD.(15/03)

Orientador pedagógico: Sávio Neves do Nascimento

Docente: Antonio Netto 

Explorar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação; os instrumentos legais para a promoção da inovação; e como a inovação aberta tem criado novas possibilidades de atuação. Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de compreender as potencialidades e o papel do MP em relação às políticas de Ciência Tecnologia & Inovação.

Orientador pedagógico: Raquel Vidal Costa

Docente único: Tatiana Fiuza Dourado Bastos 

A aula "A inovação em seu sentido tradicional e a passagem para a inovação aberta" tem como objetivo conhecer conceitos introdutórios sobre o sentido tradicional de inovação e sobre a transição para a inovação aberta e suas novas dinâmicas de atuação (03/04) 

 

A aula "O desenvolvimento das políticas de CT&I e os principais dispositivos da Lei 13.243.2016" tem como objetivo compreender o histórico do desenvolvimento das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como os principais dispositivos e avanços da Lei 13.243/2016.(04/04)

 

A aula "Startups e a nova dinâmica de atuação via Sandbox" tem como objetivo conhecer o conceito de startups, edtechs, legal techs e as operações de inovação aberta via Sandbox.(06/04)

Material complementar:

Atividade aula 1Bibliografia aula 01ESMPU - Aula 01 - Inovação

Bibliografia aula 02ESMPU - aula 02 - exercício

Bibliografia aula 03ESMPU - Aula 03 - Inovação

O curso de aperfeiçoamento "O Direito Financeiro a partir da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e suas Repercussões nas Funções do Ministério Público" tem como foco analisar a jurisprudência do STF em matéria financeira e suas interfaces com o mister constitucional do Ministério Público.

Orientador pedagógico: Lucas Bevilacqua Cabianca Vieira

 

A aula "Orçamento Público na Constituição de 1988", ministrada em 5 de julho, visa compreender cada uma das fases do processo legislativo orçamentário, bem como, a natureza e operação do Orçamento Público na perspectiva do princípio da separação dos poderes e do federalismo fiscal brasileiro.

Docentes: Lucas Bevilacqua e Leonardo Buíssa

 

A aula "Receita Pública", ministrada em 6 de julho, tem como finalidade compreender as diferentes categorias de receitas públicas e seu regime constitucional arrecadatório e distributivo na perspectiva do federalismo fiscal do equilíbrio.

Docente: Lucas Bevilacqua

 

A aula "Despesa Pública", ministrada em 7 de julho, tem como objetivo compreender as diferentes naturezas de despesas públicas e o regime constitucional de gastos obrigatórios na garantia dos Direitos fundamentais à Saúde e Educação.

Docente: Lucas Bevilacqua

parte 1/2

parte 2/2

 

A aula "Dívida Pública", ministrada em 8 de julho, tem como foco Compreender o conceito e limites da Dívida Pública e operações de antecipação de receitas orçamentárias (ARO) no federalismo fiscal brasileiro.

Docentes: Rafael Fonseca e Lucas Bevilacqua

A inovação enquanto estratégia necessita de ferramentas para que seja algo consistente, repetível e duradouro. Neste quesito as metodologias ágeis tem mostrado caminhos e soluções amplamente adaptáveis a diferentes ambientes e situações.

A proposta dessa capacitação é desenvolver competências como resolução de problemas, orientação para resultados e comunicação, a partir do conhecimento dos princípios e valores ágeis e de técnicas como o kanban, cynefin, scrum e Lean.

Orientador pedagógico: Bruna Machado Damacena Ribeiro

Docente único: Gino Terentim

 

Conceituar agilidade e metodologias ágeis; Examinar as correlações e causalidades entre gestão e agilidade; detalhar benefícios da aplicação de metodologias ágeis para uma gestão transformadora.(06/04)

 

Explicar os tipos de metodologias ágeis, identificando seus pormenores, aplicações e critérios a serem considerados na hora de eleger um tipo.(07/04)

 

Identificar domínios e modos de ação do framework Cynefin.(11/04)

 

Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas.(19/04)

 

Detalhar ferramentas de Canvas de Problemas - Parte 2.(20/04)

 

Examinar aspectos relevantes do pensamento crítico e holítistico; explicar ferramentas de análise de problemas e árvore de problemas(26/04)

Material complemetar:

Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação

Métodos Ágeis e Sua Aplicação na Inovação II - Change Management

A atividade busca capacitar membros do MPU para que sejam facilitadores. O facilitador é um profissional capaz de conduzir diálogos intencionais para seres emocionais com problemas reais. Um líder facilitador garante que o tempo gasto em reuniões de pessoas seja o mais produtivo possível para os participantes e que se obtenha as informações necessárias para construir o projeto e levá-lo a adiante. Nesta atividade, os participantes aprenderão a identificar os vieses comportamentais que permeiam as relações humanas e ferramentas de facilitação e condução de cursos, workshops e reuniões. O objetivo é que ao fim da capacitação, os participantes sejam capazes de conduzir e incentivar o comportamento com foco no contexto (em oposição ao foco somente na cognição), a busca pelo embasamento científico (em oposição ao embasamento no senso comum) e a utilização de metodologias projetuais.

Orientador pedagógico: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
Docente único: Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira

 

Por que fazemos o que fazemos? Vieses Comportamentais, hábitos e valores que influenciam nossas escolhas e a tomada de decisão. Teremos a Economia Comportamental como base teórica. Ferramentas práticas apoiadas na Teoria da Persuasão de Robert Cialdini e no Design Emocional de Donald Norman.(31/03)

 

O Design Comportamental, o que é e como pode ajudar na condução de processos de mudança e inovação.(01/04)

 

A facilitação como filosofia para condução de grupos. Teorias e atividades práticas com base na Teoria de David Strauss – STEPS (space, time, eventfulness, product e style). A metodologia de facilitação com alma, que tem como base o design comportamental.(04/04)

 

A comunicação como veículo para acesso ao outro – comunicação não violenta, por Marshall Rosenberg. Visão Sistêmica para medir resultados e para a prática de feedbacks. (teoria e conceitos de Alan Kaplan e Adam Kahane).(08/04)

 

Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública.(11/04)

 

Mentoria coletiva de aplicação do conteúdo em um projeto real de inovação pública - Parte 2.(18/04)

Material complementar: 

Dia 1 e 2 - comportamento - liderança facilitadora

Dia 3 - design - liderança facilitadora

Dia 4 - facilitação - liderança facilitadora

Dia 5 - desafio - liderança facilitadora

Cards liderança facilitadora

O Design Comportamental é uma abordagem para desenho de contextos e tomada de decisão, por meio de técnicas e ferramentas das ciências comportamentais. Para isso, é necessário mapear e atuar na complexidade dos sistemas, entendendo e agindo no que impossibilita a ação. Esta é uma atividade prática, com aulas expositivas dialogadas com dinâmicas remotas de grupo, que visa possibilitar ao aluno aprender a identificar os vieses comportamentais que permeiam as decisões do dia a dia de trabalho, mapear as barreiras comportamentais e como ultrapassá-las e redesenhar o contexto para mitigar os impactos dos comportamentos e vieses indesejáveis em um projeto de intervenção real.

Orientador pedagógico: Lorena Martins Ribeiro Mascarenhas
Docente único: Fernanda de Carvalho Rodrigues Oliveira

 

A aula 1, ministrada em 03 de junho, tem como objetivo identificar vieses comportamentais e explicar o design comportamental, bem como reconhecer os principais conceitos das ciências comportamentais.

 

aula 2, ministrada em 06 de junho, tem como objetivo elaborar o mapeamento do contexto e produzir a definição do problema.

 

aula 3, ministrada em 13 de junho, tem como objetivo construir um diagnóstico do cenário, compreender a jornada dos atores e seus vieses.

 

aula 4, ministrada em 20 de junho, tem como objetivo desenhar uma solução com reestruturação do contexto da tomada de decisão.