Notícias

publicado 17/07/2020 11h37, última modificação 18/10/2023 15h46

02 de outubro 2023 - Rotas de Aprendizagem em Inovação: inscrições abertas para curso de liderança facilitadora. Interessados podem se inscrever até 20 de outubro. Capacitação será realizada entre 7 e 28 de novembro, das 15h às 17h. Confira aqui a notícia na íntegra.

27 de setembro 2023 - Prorrogadas as inscrições para curso de introdução ao Scrum e OKR. Interessados têm até as 15h de 29 de setembro para concorrer a uma vaga. Atividade faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação. Confira aqui a notícia na íntegra. 

22 de setembro 2023 - Reabertas as inscrições para curso sobre criação de apresentações de impacto. Atividade a distância do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação ocorre entre 9 de outubro e 8 de novembro, no período vespertino, para membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais. Confira aqui a notícia na íntegra. 

14 de setembro 2023 - Inovação: inscrições abertas para curso de introdução ao Scrum e OKR para o setor público. Atividade do Rotas de Aprendizagem em Inovação será realizada na modalidade a distância síncrona de 3 a 10 de outubro. Inscrições vão até 25 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

13 de setembro 2023 - Curso sobre design thinking aplicado tem novo prazo de inscrição. Agora, membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP podem se inscrever até 27 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

25 de agosto 2023 - Rotas de Aprendizagem em Inovação: inscrições abertas para o curso de design thinking aplicado. Atividade será realizada de 2 a 23 de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. inscrições, até as 12h de 15 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

02 de agosto 2023 - Inscrições prorrogadas para curso de design e pensamento de longo prazo no setor público. Atividade faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e tem como público-alvo membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições vão até 9 de agosto. Confira aqui a notícia na íntegra.

15 de junho 2023 - Debate sobre inovação e aprendizagem encerra 2ª Semana de Inovação da ESMPU. Encontro contou com a participação da professora Clara Cecchini e da coordenadora do Laboratório de Dados e Inovação do MPRS, Juliana Marques. Confira aqui a notícia na íntegra.

14 de junho 2023 - 2ª Semana de Inovação inaugura sistema de ensino híbrido da ESMPU. Primeiro encontro contou com o professor Diogo Cortiz, a distância, e o consultor Bruno Rizardi, presencialmente, que discutiram inteligência artificial e novas tecnologias na educação. Confira aqui a notícia na íntegra.

01 de junho 2023 - Ensino híbrido da ESMPU vira case no Congresso de Inovação e Tecnologia do CNMP. Esforço de transformação digital da instituição é apresentado ao Ministério Público brasileiro em evento que ocorre em Santa Catarina. Confira aqui a notícia na íntegra.

24 de maio 2023 - 2ª Semana de Inovação abre comemorações de aniversário. Atividade é aberta à sociedade e busca disseminar a cultura de inovação no MPU, além de promover conexão, diálogo e troca de experiências entre atores inovadores. Confira aqui a notícia na íntegra.

05 de maio 2023 -  Inscrições abertas para terceira turma do curso “Perguntas poderosas”, Capacitação faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e será realizada entre 12 e 21 de junho na modalidade a distância síncrona. Confira aqui a notícia na íntegra.

13 de abril 2023 - Rotas de Aprendizagem: abertas as inscrições para curso de inovação e criatividade no setor público. Capacitação ocorre de 8 a 12 de maio, das 14h às 18h, pela plataforma de videoconferência Moodle. Inscrições podem ser feitas até 25 de abril. Confira aqui a notícia na íntegra.

13 de abril 2023 - Curso do Rotas de Aprendizagem em Inovação traz ferramentas para criação de apresentações de impacto. Inscrições vão até 2 de maio. Atividade EaD síncrona ocorre entre 16 de maio e 6 de junho, das 8h30 às 12h30, para membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais. Confira aqui a notícia na íntegra.

11 de abril 2023 - Dia Mundial da Criatividade: ESMPU sedia evento organizado pela World Creativity Organization. Interessados podem se inscrever gratuitamente nas atividades que acontecem nos dias 20, 21 e 22 de abril na capital federal. Confira aqui a notícia na íntegra.

10 de abril 2023 - Rotas de Aprendizagem em Inovação: curso discute inteligência artificial na prática. Atividade síncrona ocorre entre 3 e 29 de maio, das 8h30 às 12h30, para membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais. Inscrições vão até 18 de abril. Confira aqui a notícia na íntegra.

13 de maio 2022 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para curso de tomada de decisão em sistemas complexos. Capacitação é destinada a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições podem ser feitas até 14 de junho. Confira aqui a notícia na íntegra.

12 de maio 2022 - Reabertas as inscrições para curso "Perguntas poderosas” do Rotas de Aprendizagem em Inovação. Data da atividade também foi alterada e será no período de 24 de maio a 9 de junho. Novo prazo para inscrição se encerra em 17 de maio. Confira aqui a notícia na íntegra.

12 de maio 2022 - Inscrições abertas para novo curso de liderança facilitadora. Interessados podem se inscrever até 27 de maio. Treinamento faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e será realizado entre 3 e 20 de junho. Confira aqui a notícia na íntegra.

12 de maio 2022 - Curso do Rotas de Aprendizagem em Inovação aborda design e pensamento de longo prazo no setor público. Atividade visa a criação coletiva e intencional de futuros positivos de impacto para a sociedade. Inscrições vão até 20 de maioConfira aqui a notícia na íntegra.

05 de maio 2022 -  ESMPU reabre inscrições de quatro cursos de aperfeiçoamento: “Ciências comportamentais – noções introdutórias”, “Perguntas poderosas”, “Inovação e criatividade no setor público” e “Gestão de mudanças”. Pelo fato de os sistemas acadêmicos ainda estarem offline, as inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico. Confira aqui a notícia na íntegra.

22 de abril 2022 -  Curso da ESMPU aborda ciências comportamentais no contexto das políticas públicas. Treinamento será realizado de 17 a 27 de maio, das 17h às 19h, na modalidade a distância síncrona. Confira aqui a notícia na íntegra.

20 de Abril 2022 - Programa Rotas de Aprendizagem em Inovação abre inscrições para curso de Design Thinking. Treinamento é destinado a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições vão até as 12h de 30 de maio. Confira aqui a notícia na íntegra.

20 de Abril 2022 - "Perguntas poderosas” é o tema do novo curso do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação. Atividade ocorre de 17 a 31 de maio e visa construir um ambiente favorável a respostas úteis e resultados sustentáveis a partir de perguntas inteligentes. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de Abril 2022 - Gestão de mudanças é tema de curso de aperfeiçoamento da ESMPU. Treinamento faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e será realizado entre 3 e 13 de maio. Inscrições vão até 26 de abril. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de Abril 2022 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para curso de inovação e criatividade no setor público. Atividade será realizada de 9 a 12 de maio por meio de plataforma de videoconferência com acesso via Moodle. Inscrições podem ser feitas até 2 de maio.  Confira aqui a notícia na íntegra.

12 de Abril 2022 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para curso sobre Lei de Inovação e startups. Atividade será realizada nos dias 3, 4 e 6 de maio por plataforma de videoconferência com acesso via Moodle. Inscrições vão até 25 de abril. Confira aqui a notícia na íntegra.

22 de março 2022 - Rotas de Aprendizagem em Inovação: confira o calendário das atividades do primeiro semestre de 2022. As atividades são voltadas ao desenvolvimento de competências para inovação no setor público. Confira aqui a notícia na íntegra.

22 de março 2022 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para curso sobre criptoativos e blockchain. Treinamento será realizado na modalidade a distância síncrona. Interessados devem se inscrever até 29 de março. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de março 2022 - Abertas as inscrições para nova turma de liderança facilitadora. Treinamento faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e será realizado entre 31 de março e 18 de abril. Inscrições vão até 24 de março. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de Março 2022 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para nova turma de métodos ágeis. Inscrições vão até 30 de março. Atividade será entre 6 e 26 de abril por plataforma de videoconferência com acesso via Moodle. Confira aqui a notícia na íntegra.

04 de novembro 2021 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para curso sobre repertório de soluções educacionais. Treinamento gratuito é aberto à sociedade. Inscrições vão até 12h de 16 de novembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

19 de outubro 2021 - Programa Rotas de Aprendizagem em Inovação está com cinco cursos abertos. Com temáticas ligadas à inovação, os treinamentos são destinados a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de outubro 2021 - Capacitação sobre possibilidades e limitações da Inteligência Artificial no MPU tem novo prazo de inscrição. Agora, membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP podem se inscrever até as 12h de 25 de outubro. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de outubro 2021 - Inscrições abertas para treinamento sobre design da jornada de aprendizagem. Treinamento gratuito, voltado para membros e servidores do MPU e do CNMP, será realizado entre 9 e 23 de novembro. Inscrições vão até 3 de novembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

18 de outubro 2021 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para oficina de projetos de intervenção para inovação. Curso integra terceira fase do programa, que incluiu formação básica, rotas temáticas e projetos de intervenção. Confira aqui a notícia na íntegra.

14 de outubro 2021 - Rotas de Aprendizagem: abertas as inscrições para curso sobre práticas de design no setor público. Treinamento gratuito é voltado para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições vão até 12h de 27 de outubro. Confira aqui a notícia na íntegra.

06 de outubro 2021 - InovaEscola recebe Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial. Premiação visa reconhecer e incentivar projetos nos setores tecnológico, de gestão e de novas metodologias no âmbito do ecossistema de Justiça. Foram 117 as iniciativas inscritas na edição 202. Confira aqui a notícia na íntegra.

06 de outubro 2021 - Prorrogadas as inscrições para a segunda turma do Jogo da LGPD. Interessados podem ser inscrever até quinta-feira (7), às 15h. As duas outras turmas foram adiadas para 2022. Confira aqui a notícia na íntegra.

29 de setembro 2021 - ESMPU lança Manifesto Inova Ministério Público. Documento é uma proposta de agenda comum de inovação para o MP, construída e aprovada, de forma coletiva, por membros e servidores. Confira aqui a notícia na íntegra.

27 de setembro 2021 - EaD: estão abertas as inscrições para curso sobre tomada de decisão em sistemas complexos. Atividade a distância síncrona é destinada a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições vão até 7 de outubro. Confira aqui a notícia na íntegra.

27 de setembro 2021 - Inscrições abertas para segunda turma do curso de legal design e visual law. Treinamento integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e ocorre entre 5 e 26 de outubro, das 9h às 12h. Confira aqui a notícia na íntegra.

20 de setembro 2021 - ESMPU abre inscrições para segunda turma do curso de métodos ágeis 2. Treinamento virtual integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação. Destinado a membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP, as inscrições vão até 11 de outubro. Confira aqui a notícia na íntegra.

20 de setembro 2021 - Rotas de Aprendizagem em Inovação promovem jogo da LGPD para o Ministério Público. Serão quatro turmas, com três horas de duração cada, para membros e servidores do MPU, MPs estaduais e CNMP. É preciso conhecimento prévio da LGPD e ter, preferencialmente, participado de algum curso introdutório sobre o tema. Confira aqui a notícia na íntegra.

14 de setembro de 2021 - InovaEscola é finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial. Iniciativa da ESMPU está concorrendo na categoria “Laboratório de inovação”. Vencedores serão conhecidos em 5 de outubro. Confira aqui a notícia na íntegra.

14 de setembro de 2021 - Segunda turma do curso de Design Thinking está com inscrições abertas. Treinamento é destinado a membros e servidores do MPU e do CNMP. Inscrições vão até as 12h de 31 de outubro. Confira aqui a notícia na íntegra.

14 de setembro de 2021 - Rotas de Aprendizagem: abertas as inscrições para segunda turma do curso de Inteligência Artificial. Treinamento gratuito é voltado para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Inscrições vão até 12h de 20 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

23 de agosto de 2021 - Curso sobre experiências educativas inovadoras está com inscrições abertas. São 25 vagas para membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais. Treinamento ocorre entre 2 e 10 de setembro e inscrições vão até 26/8. Confira aqui a notícia na íntegra.

23 de agosto de 2021 - Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para primeira turma do curso de economia comportamental. O objetivo do evento é capacitar o participante para compreender a evolução e os principais conceitos do campo das ciências comportamentais, bem como suas implicações para a prática das políticas públicas. Os capacitadores da atividade são os especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento (MP) Luís Henrique da Silva de Paiva e Antônio Claret Campos Filho. A orientadora pedagógica é a psicóloga Nális Carvalho, servidora do CNMP. Confira aqui a notícia na íntegra.

19 de agosto de 2021 - Inscrições abertas para primeira turma de laboratório de criação de vídeos. A atividade, voltada para membros e servidores do MPU, do CNMP, dos MPs estaduais e da ESMPU, ocorre de 24 de agosto a 2 de setembro. Inscrições vão até 23/8. Confira aqui a notícia na íntegra.

09 de agosto de 2021 - Capacitação em transformação digital está disponível na modalidade curso livre. Atividade faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação, idealizado pelo InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU. Os cursos livres, no formato a distância, sem período de inscrição determinado e com direito a certificação. Confira aqui a notícia na íntegra.

09 de agosto de 2021 - ESMPU abre inscrições para segunda turma do curso de métodos ágeis 1. Destinado a membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais, treinamento ocorre de 15 a 27 de setembro, das 9h às 12h. Inscrições vão até 8 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

02 de agosto de 2021 - Inscrições abertas para segunda turma do curso sobre liderança facilitadora. Treinamento integra o Programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e é destinado a membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais. Inscrições vão até as 12h do dia 20 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

27 de julho de 2021 - Rotas de Aprendizagem em Inovação: inscrições abertas para oficina de construção colaborativa de solução de problemas. Podem participar membros e servidores do MPU e do CNMP cujas instituições aderiram ou solicitaram adesão à Rede Nacional de Transformação Digital do MP. Capacitação será entre 20 de agosto e 3 de setembro. Confira aqui a notícia na íntegra.

08 de julho de 2021 - Curso de Legal Storytelling está com inscrições abertas até 27 de julho
São 25 vagas para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Confira aqui a notícia na íntegra.

02 de julho de 2021 - ESMPU abre inscrições para segundo curso sobre métodos ágeis Treinamento integra o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação. Destinado a membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs estaduais, inscrições vão até 26 de julho. Confira aqui a notícia na íntegra.

22 de junho de 2021 - Rotas de Aprendizagem em Inovação: inscrições abertas para curso de business intelligence
Capacitação será em 5 de julho, das 13h30 às 18h30. Podem participar membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e do CNMP. Confira aqui a notícia na íntegra.

17 de junho de 2021 - InovaEscola apresenta principais achados de pesquisa inédita sobre inovação no Ministério Público
Trabalho é resultado da pesquisa exploratória que resultou no 1º Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do Ministério Público e vai subsidiar a construção de uma agenda comum sobre a temática. Confira aqui a notícia na íntegra.

15 de junho de 2021 - Encontro virtual apresenta experiências de laboratórios de inovação no Ministério Público
Evento celebra o primeiro aniversário do InovaEscola. Na roda de conversa da próxima quinta-feira (17), será apresentado o 1º Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP. Confira aqui a notícia na íntegra.

08 de junho de 2021 - Um ano de transformações: InovaEscola celebra primeiro aniversário com dois encontros virtuais
Rodas de conversa vão debater temas correlatos à implementação de laboratórios de inovação no MP e apresentar o 1° Diagnóstico do Ecossistema de Inovação. As atividades são gratuitas e abertas ao público externo. Confira aqui a notícia na íntegra.

31 de maio de 2021 - Rede Nacional de Transformação Digital discute desafios da inovação no Ministério Público
Primeiro encontro reuniu mais de 130 integrantes do MP para conversar sobre colaboração, interação, intercâmbio, articulação e inovação. Também foi apresentado o diagnóstico do ecossistema de inovação do MP. Confira aqui a notícia na íntegra.

25 de maio de 2021 - Rotas de Aprendizagem em Inovação traz curso de inteligência artificial na prática. Atividade será realizada entre 14 de junho e 9 de julho na modalidade EaD síncrona para membros e servidores do MPU, do CNMP e dos MPs Estaduais. É necessário ter conhecimento prévio e prática em desenvolvimento de sistemas. Confira aqui a notícia na íntegra.

13 de maio de 2021 - Legal design e visual law são tema de curso da ESMPU. Atividade faz parte do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e ocorre entre 8 e 22 de junho, das 9h às 12h. Confira aqui a notícia na íntegra.

5 de maio de 2021 - ESMPU abre inscrições para curso sobre métodos ágeis e sua aplicabilidade na inovação. A atividade faz parte do Programa Rotas de Aprendizagem em Inovação e ocorrerá entre 7 e 18 de junho por meio de plataforma de videoconferência. Confira aqui a notícia na íntegra.

19 de abril de 2021 - Curso de Design Thinking no Ministério Público é adiado. Confira os detalhes aqui.

12 de abril de 2021 - Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de Liderança Facilitadora de 2021! Clique aqui para conferir o edital e fazer sua inscrição. As aulas ocorrerão em maio de 2021.

12 de abril de 2021 - Estão abertas as inscrições para o curso Inteligência Artificial no MPU! Clique aqui para conferir o edital e fazer sua inscrição. As aulas ocorrerão em maio de 2021.

9 de abril de 2021 - Conheça o Rotas de Aprendizagem em Inovação, o programa de capacitação do InovaEscola!

8 de abril de 2021 - Rotas&Futuros, o podcast do InovaEscola, está no ar! Você pode ouvir os episódios clicando aqui! Caso queira trocar uma ideia sobre o podcast, temos um quadro público no trello para essas interações!

05 de abril de 2021 - Inscrições abertas para curso de Design Thinking

02 de setembro de 2020 - Debate sobre Inteligência Artificial e Internet das Coisas abre 3º Ciclo de Debates do InovaEscola

24 de agosto de 2020 - InovaEscola: terceiro ciclo de debates discute uso da Inteligência Artificial no setor público

31 de julho de 2020 - Roda de conversa discute conexão entre tecnologia, Design e inovação no Ministério Público

29 de julho de 2020 - Especialistas comentam benefícios do uso do Design no setor público em roda de conversa

16 de julho de 2020  - InovaEscola: segundo ciclo de debates discute como o Design pode impactar o serviço público e a prática jurídica  

19 de junho de 2020 - Roda de conversa aborda temas como inovação e atuação do MP em tempos de pandemia  

18 de junho de 2020 - Abertas inscrições para especialização a distância em “Direito Digital"promovida pelo ITS, UERJ e CEPED  

17 de junho de 2020 - Transformação digital e mudança de cultura são destaque de roda de conversa sobre inovação  

04 de junho de 2020 - ESMPU inaugura laboratório de inovação com ciclo de debates sobre a temática

ESMPU lança Manifesto Inova Ministério Público

Documento é uma proposta de agenda comum de inovação para o MP, construída e aprovada, de forma coletiva, por membros e servidores

Rotas de Aprendizagem: inscrições abertas para curso sobre repertório de soluções educacionais

Treinamento gratuito é aberto à sociedade. Inscrições vão até 12h de 16 de novembro